Tecidos Ecológicos Reviewed by Vida sustentável on . Se existe algo que todos temos que usar (infelizmente, sou naturista), esse algo são as roupas, vivemos em uma sociedade que nos obriga a nos taparmos, isso alg Se existe algo que todos temos que usar (infelizmente, sou naturista), esse algo são as roupas, vivemos em uma sociedade que nos obriga a nos taparmos, isso alg Rating: 0
Você está aqui:Home » Sustentabilidade » Tecidos Ecológicos

Tecidos Ecológicos

Se existe algo que todos temos que usar (infelizmente, sou naturista), esse algo são as roupas, vivemos em uma sociedade que nos obriga a nos taparmos, isso algo que sou contra.

Agora imagine a quantidade de roupas que tem que ser fabricadas e podemos dizer que praticamente o mesmo volume que são jogadas fora, algo grandioso, também perigoso,  principalmente se levarmos em conta que parte dessa roupa é feita com fibras sintéticas, algumas dessas fibras são basicamente um plástico, pois são derivadas de petróleo.

Mas o problema é pior, podemos multiplicar por dezenas de vezes, já que não consumimos os tecidos só com roupas, também usamos em cortinas, roupas de mesa, cama e banho. Mas existe uma saída menos danosa e consciente que é o uso de tecidos ecológicos. Abaixo alguns tecidos ecológicos que você deve conhecer.

garrafa pet

Algodão Orgânico

O algodão é o tecido mais popular do mundo, mas também é um grande vilão, pois consome grandes quantidades de insumos químicos extremamente perigosos e usa grandes quantidades de água na sua fabricação, com isso também recebeu o triste prêmio de a “mais suja” cultura do mundo.

Mas para reverter esse quadro surgiu o algodão orgânico, que une as práticas de trabalho éticas e a melhora da qualidade do meio ambiente na produção algodoeira.

Bambu

O tecido feito de bambu pode ser tão suave como a seda, mas com a vantagem de ter a metade do preço, não consumir muita água, pesticidas ou fertilizantes.  Produtos têxteis de bambu tem um grande potencial sustentável, para não mencionar a suavidade e propriedades. Roupas de bambu podem ser respirável, naturalmente anti-bacteriana e anti-alérgica.

Cânhamo

O cânhamo é uma das plantas têxteis natural mais ecológica e versátil . O cânhamo é extremamente forte, não exige herbicidas, uma vez que não é comestível para insetos, cresce tão rápido que as ervas daninhas não podem competir e precisa de pouca água para crescer. Pouco usada atualmente devido a preconceitos.

Eucalipto

O tecido de eucalipto é produzido exclusivamente a partir da polpa da madeira de árvores de eucalipto, mas por ser economicamente mais lucrativo a produção de celulose, a produção têxtil ainda caminha a passos curtos.

PET

Roupas de poliéster reciclado é potencialmente um material extremamente sustentável. Uma garrafa de plástico pode ser reciclado para fazer uma peça de roupa, o que pode ser reciclado para fazer uma garrafa de plástico, e assim por diante, indefinidamente.

Para esse tecido se tornar popular existem algumas barreiras como problemas na distância de transporte entre o usuário e a empresa de reciclagem e a adequação de PET reciclada como um tecido próximo a pele, que não é tão macio ou respirável como os tecidos naturais.

Mas para isso existe algumas soluções como  a utilização da PET na fabricação dos botões, fechos, bonés, shorts de surf e casacos de chuva.

Voltar para o topo