Dicas para Tornar a sua Vida Diária mais Ecológica Reviewed by Vida sustentável on . Neste artigo vamos dar algumas dicas para tornar a sua vida diária mais ecológica e com uma menor pegada de carbono. Desligue seus equipamentos eletrônicos Um f Neste artigo vamos dar algumas dicas para tornar a sua vida diária mais ecológica e com uma menor pegada de carbono. Desligue seus equipamentos eletrônicos Um f Rating: 0
Você está aqui:Home » Sustentabilidade » Dicas para Tornar a sua Vida Diária mais Ecológica

Dicas para Tornar a sua Vida Diária mais Ecológica

Neste artigo vamos dar algumas dicas para tornar a sua vida diária mais ecológica e com uma menor pegada de carbono.

Desligue seus equipamentos eletrônicos

Um fato que poucas pessoas conhecem é que os equipamentos eletrônicos consomem energia mesmo quando estão desligados, mas estejam conectados a uma tomada elétrica.

Você pode aprender como acabar com os vampiros de energia em casa que muitas vezes é responsável por até 10% do consumo de eletricidade de uma casa.

Para economizar em sua conta de eletricidade e reduzir a sua pegada de carbono, você simplesmente tem que desligar seus aparelhos eletrônicos quando não estão em uso.

Use sua própria energia renovável

Invista em sua própria energia, células solares, placas de aquecimento solar, energia eólica, etc.. Esse é um investimento que você tem o retorno em pouco tempo e diminui sua pegada de carbono.

A energia alternativa é uma maneira de contribuir com o meio ambiente e ainda economizar um bom dinheiro, ou até ganhar dinheiro se usar o sistema on grid, isso se sua operadora de energia elétrica permitir.

Reúse sua Água

Reúso de água

A água pode ser reciclada e reusada, embora aqui no Brasil não seja comum, mas as águas cinzas são uma boa saída para a reutilização da água.

Um exemplo inteligente são as cisternas no agreste Nordestino que captam a água da chuva para ser utilizada em tempos de seca.

Ou então usar a água que sai da maquina de lavar roupas para lavar seu carro ou quintal.

Faça uma Horta

Quando você tem uma horta você tem certeza do que está consumindo, a qualidade da água, os pesticidas e o adubo que você está usando.

Uma horta pode ser feita em pequenos espaços, mas caso não tenha nem um espacinho você pode ao menos cultivar em potes algumas ervas aromáticas e temperos.

Se você não tem tempo e nem espaço, opte por alimentos cultivados no bairro onde você mora, pois eles  tem uma pegada de carbono menor, já que não existem o transporte a longa distância, além disso você está contribuindo para a economia local.

Invista em aparelhos com maior economia

Eletrodomésticos e eletrônicos com o selo Procel  ”A’ de economia de energia requer muito menos energia para trabalhar do que aparelho com classificações mais baixas.

A utilização de aparelhos eletrônicos tornou-se uma parte indispensável de nossas vidas, o melhor é usar o aparelho com classificações “A” de eficiência energética.

O mesmo vale para a iluminação a utilização de uma iluminação eficiente de energia também pode ajudá-lo a reduzir o seu consumo geral de energia e as emissões de carbono.

Vá de transporte urbano

Deixe o carro na garagem e ande mais de transporte urbano ou mesmo de bicicleta. Caso seja obrigado a ir trabalhar de carro, compartilhe o carro com amigos e vizinhos que vão para o mesma região.

De carona,  ou pegue carona, existem centenas de aplicativos gratuito de carona, semelhantes aos programas em que os usuários solicitam táxis pelo celular, ele faz com que pessoas com carros comuns possam compartilhá-los com outras pessoas que precisam ir a ao mesmo lugar de carro.

Voltar para o topo