Conheça as Metas para o Desenvolvimento Sustentável de São Paulo Reviewed by Vida sustentável on .   Durante a Cúpula Mundial de Estados e Regiões da RIO+20, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apresentou  a "Estratégia para o Desenvolvimento Sus   Durante a Cúpula Mundial de Estados e Regiões da RIO+20, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apresentou  a "Estratégia para o Desenvolvimento Sus Rating:
Você está aqui:Home » Sustentabilidade » Conheça as Metas para o Desenvolvimento Sustentável de São Paulo

Conheça as Metas para o Desenvolvimento Sustentável de São Paulo

Conheça as Metas para o Desenvolvimento Sustentável de São Paulo

 

Durante a Cúpula Mundial de Estados e Regiões da RIO+20, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apresentou  a “Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável do Estado”,  um documento com 40 metas a serem cumpridas até 2020. A principal  metas é erradicar a extrema pobreza até 2014 , a universalização do saneamento, aumentar a participação de 55% para 69% de energias renováveis no consumo final de energia em São Paulo (hidráulica, biomassa, biogás, biodiesel, etanol, solar, eólica e resíduos sólidos); atingir 20% do território paulista com cobertura vegetal; e reduzir 20% da emissão de dióxido de carbono, tendo por base o ano de 2005.

 

 

A preservação da Mata Atlântica também é prioridade. “Em São Paulo, tínhamos 5.600 famílias em Cubatão em área de risco e vamos transferir todas. Temos até financiamento do BID em um grande esforço de recuperação da Mata Atlântica, dando moradia segura e digna a essas famílias”, disse Alckmin, referindo-se ao programa estadual “Recuperação Socioambiental da Serra do Mar”, o maior projeto de reassentamento habitacional por questões ambientais do mundo, de acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Mudanças Climáticas


O Estado de São Paulo passa a ter como meta para 2020 a redução global de 20% das emissões de dióxido de carbono (CO2), tendo como base as emissões verificadas em 2005. Trata-se de uma meta real, determinada em lei, negociada com os diversos setores da sociedade e com os representantes eleitos do povo paulista.

 

Biodiversidade


O Programa da Serra do Mar é um dos principais projetos do Governo de São Paulo para promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação socioambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. Só na primeira fase, em Cubatão, a ação prevê o atendimento de 7.760 famílias moradoras de áreas irregulares do parque.

Economia Verde


Mobilizar o poder de compra do poder público para promover mudanças no atual padrão de produção e consumo é uma das estratégias mais importantes da Economia Verde e do desenvolvimento sustentável. Estima-se que setor público seja o consumidor de algo como 10% do PIB nacional.

Negócios Verdes


Maior mercado consumidor da América Latina; abundância de mão de obra qualificada; infraestrutura de padrão internacional; cadeia de fornecedores diversificada e receptividade multicultural colocam São Paulo numa posição de liderança na atração de investimentos relacionados à economia verde.

Resíduos sólidos

Estado se esforça para reduzir a zero o número de lixões a “céu aberto” até 2014.

Áreas verdes

Governo do Estado quer 20% do território paulista com cobertura vegetal até 2020.

Fonte: http://saopaulo.sp.gov.br/rio20/

Voltar para o topo