Como fazer um Minhocário caseiro – Compostagem Reviewed by Vida sustentável on . Uma saida ecológica para os resíduos orgânicos gerados em nossa cara realmente é o minhocário, ou minhocasa como já vimos no antes, a natureza transforma esse r Uma saida ecológica para os resíduos orgânicos gerados em nossa cara realmente é o minhocário, ou minhocasa como já vimos no antes, a natureza transforma esse r Rating:
Você está aqui:Home » Sustentabilidade » Como fazer um Minhocário caseiro – Compostagem

Como fazer um Minhocário caseiro – Compostagem

Uma saida ecológica para os resíduos orgânicos gerados em nossa cara realmente é o minhocário, ou minhocasa como já vimos no antes, a natureza transforma esse residuos em terra orgânica, ou o famoso húmus, ideal para hortas e flores.

No blog “vida simples e prosperidade sustentável” retirei esse artigo sobre como construir um minhocário em casa.

Texto original :
Depois de um ano fazendo uso intensivo do minhocário caseiro, percebi que o modelo que usei inicialmente (do livro Soluções Sustentáveis – Permacultura Urbana) não funciona tão bem para sistemas em caixas, e sim para composteiras em tambores (com um único compartimento). Dessa forma, com o objetivo de ajudar aqueles que desejam montar o seu próprio minhocário, segue o modelo que passei a adotar a alguns meses:

 

Como fazer um minhocário caseiro – versão 2.0 (Compostagem)

 

Você vai precisar de:

* Três caixas em cor escura, tipo container, que possam ser empilhadas sem o apoio das tampas e uma tampa;
* Torneirinha de bebedouro;
* Uma furadeira com broca de 4 ou 5 milímetros (ou outra técnica para fazer furos em plástico)
* Minhocas (para saber mais sobre as espécies de minhocas leia Espécies de minhocas: diferenças básicas);
* Substrato (inicialmente um saco de 20Kg);
* Jornal sem cor ou serragem;
* Restos de comida.

Minhocario

Conforme figura acima, faça de 10 a 15 furos no fundo das caixas 1 e 2 com a broca tamanho 5 e alguns furos na tampa com a broca tamanho 4. Corte a lateral da caixa 3 e fixe a torneirinha (use silicone para vedar a torneira).

Coloque uns cinco dedos de terra na caixa 1 e as minhocas (para saber com quantas minhocas começar leia Com quantas minhocas eu começo?). Deixe um ou dois dias antes de colocar os restos de comida, acrescentando uma camada fina de terra, serragem ou jornais sem cor. Quando a caixa 1 estiver cheia, passe-a para baixo e deixe compostar, colocando a terra e os restos de alimento na caixa 2. Depois de 45 dias o húmus estará pronto para uso.

Mas se desejar adquirir um minhocário pronto para uso, conheça os modelos disponíveis da Morada da Floresta. O preço é bem camarada, o pessoal faz entrega para outros estados e o atendimento é ótimo!

Fonte.

Sobre o autor

Apenas alguem em busca de uma vida sustentável, um mundo mais feliz, que respeite a natureza e que use a tecnologia em beneficio de todos, principalmente da vida.Veja mais artigos de

Número de entradas : 1546
Voltar para o topo