Cerveja em Garrafa ou lata? Reviewed by Vida sustentável on . Cerveja em garrafa ou lata? Este é um assunto que é um debate, ou seja não é uma unanimidade entre os ecologistas de plantão. Para  pensarmos sobre o assunto de Cerveja em garrafa ou lata? Este é um assunto que é um debate, ou seja não é uma unanimidade entre os ecologistas de plantão. Para  pensarmos sobre o assunto de Rating: 0
Você está aqui:Home » Sustentabilidade » Cerveja em Garrafa ou lata?

Cerveja em Garrafa ou lata?

Cerveja em garrafa ou lata? Este é um assunto que é um debate, ou seja não é uma unanimidade entre os ecologistas de plantão. Para  pensarmos sobre o assunto devemos entender, e ver primeiramente sobre os impactos ambientais.

A cerveja é embalado quer em garrafa de vidro ou lata de alumínio. O vidro é fabricado a partir de sílica (areia) que é muito mais acessível que outros tipos de embalagens, infelizmente não é possível embalar em garrafas PET.

Já o alumínio é principalmente derivado de bauxita, um minério extraído aqui no Brasil, ou através de latas recicladas que tem um impacto significativamente menor para o meio ambiente que o material virgem.

Cerveja na Garrafa ou lata?

A maior Cervejaria Americana Consegue atingir o Lixo Zero

Se considerarmos apenas a produção de garrafas a partir de material virgem (não reciclado), a fabricação requer 2,07 kilowatts-hora de eletricidade para a lata de alumínio e 1,09 kilowatts para a garrafa de vidro ( National Geographic ).

No caso de reciclagem, as garrafas de vidro, tem impactos ambientais significativamente inferiores, pois se não estiverem quebradas eles voltam direto para a fábrica de cerveja para ser lavadas e engarrafadas.

Como você viu, o ideal é reciclar não importando se seja vidro ou alumínio, no caso do Brasil onde o vidro é pouco ou quase nada reciclado, então fuja das embalagens Long Neck e prefira as garrafas de vidro retornáveis. O alumínio leva vantagem pois praticamente 99% das latas de alumínio são recicladas.

Viu como existe uma linha tênue e o motivo de tanta briga entre os ambientalistas, então você decide, lata ou garrafa, mas,  o que importa é a reciclagem.

Voltar para o topo