Bioágua – Reuso de Águas Cinzas Caseiro e para Pequenas Propriedades Reviewed by Vida sustentável on .   Essa iniciativa é espetacular, o reuso de águas cinzas em uma área onde esse recurso é mais escaço, o semi-árido. Parte do projeto Dom Helder Camara, que   Essa iniciativa é espetacular, o reuso de águas cinzas em uma área onde esse recurso é mais escaço, o semi-árido. Parte do projeto Dom Helder Camara, que Rating:
Você está aqui:Home » Sustentabilidade » Bioágua – Reuso de Águas Cinzas Caseiro e para Pequenas Propriedades

Bioágua – Reuso de Águas Cinzas Caseiro e para Pequenas Propriedades

Bioágua - Reuso de Águas Cinzas Caseiro e para Pequenas Propriedades

 

Essa iniciativa é espetacular, o reuso de águas cinzas em uma área onde esse recurso é mais escaço, o semi-árido. Parte do projeto Dom Helder Camara, que é um acordo de empréstimo entre o Governo Brasileiro, Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário. É uma experiência que desenvolvem ações para fortalecer a reforma agrária e a agricultura Familiar no semi-árido.

,

água cinza é toda água usada em casa menos a da bacia do banheiro.
Ou seja a água do tanque de roupas, máquina de lavar, chuveiro, lavatório e pia de cozinha. Menos a água do vaso sanitário, que deve ser tratado de outra forma, como no  tratamento natural de esgoto em canteiros  Bio-séptico.

A quantidade de água cinza gerada em uma casa varia de acordo com o tamanho da família, esta água quando tratada adequadamente pode ser reutilizada na produção de alimentos, o que está sendo realizado pelo projeto Bioágua Familiar.

 Como funciona a Reciclagem da Água no Bioágua Familiar

O processo da Bioágua é simples, a água cinza é coletada na residencia, passa por uma “caixa de gordura“, essa caixa é um primeiro filtro bem simples, que retem as gorduras contidas na água, principalmente na água da cozinha e do chuveiro.

Logo após a água entra em um filtro biológico caseiro, que é feito de duas camadas de material orgânico,  húmus de minhoca e serragem de madeira, e três camadas de material inorgânico, que é areia lavada, brita de pedras e seixos. O filtro deve ser coberto para proteger do sol e da chuva.

Filtro de Reuso de água Bioágua

 

O filtro caseiro com área superficial 1,77 m2 pode filtrar até 400 litros de água cinza por dia. Logo ao passar pelo filtro a água deve ir para o Tanque de Reuso onde ela é armazenada.

 

Tanque de Reuso de água Bioágua

 

O uso mais indicado  da água é o sistemas de irrigação por gotejamento.

Baixe a cartilha: Bioágua Familiar – Reuso de água cinza para produção de alimentos no Semiárido. Aqui! Novo Link

[Fonte e Foto]

Voltar para o topo