2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar Reviewed by Vida sustentável on .   2014 foi declarado pela ONU o Ano Internacional da Agricultura Familiar, e tem como objetivo elevar o perfil da agricultura familiar, focando a atenção d   2014 foi declarado pela ONU o Ano Internacional da Agricultura Familiar, e tem como objetivo elevar o perfil da agricultura familiar, focando a atenção d Rating: 0
Você está aqui:Home » Sustentabilidade » 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar

2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar

agricultura familiar

 

2014 foi declarado pela ONU o Ano Internacional da Agricultura Familiar, e tem como objetivo elevar o perfil da agricultura familiar, focando a atenção do mundo sobre o seu papel significativo na erradicação da fome e da pobreza, fornecendo segurança alimentar e nutricional, melhorando os meios de subsistência, a gestão de recursos naturais, protegendo o meio ambiente e desenvolvimento sustentável, em particular nas zonas rurais.

 

O objetivo do Ano Internacional da Agricultura Familiar é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança no sentido de um desenvolvimento mais igual e equilibrada. O Ano Internacional da Agricultura Familiar vai promover uma ampla discussão e cooperação nos níveis nacional, regional e global para aumentar a consciência e compreensão dos desafios enfrentados pelos pequenos agricultores e ajudar a identificar maneiras eficientes para apoiar agricultores familiares.

 

O QUE É A AGRICULTURA FAMILIAR?

A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar, e está ligada a várias áreas do desenvolvimento rural. A agricultura familiar é um meio de organizar agricultura, silvicultura, pesca, produção pastoral e aquicultura, que é operado por uma família e predominantemente dependente de mão de obra familiar, incluindo as mulheres e homens.

Tanto em países em desenvolvimento e desenvolvidos, a agricultura familiar é a predominante forma de agricultura no setor de produção de alimentos A nível nacional, há uma série de fatores que são fundamentais para um bom desenvolvimento da agricultura familiar, tais como: condições agro-ecológicas e as características territoriais, ambiente político, o acesso aos mercados, o acesso a terra e dos recursos naturais, o acesso à tecnologia e serviços de extensão, o acesso ao financiamento; condições demográficas, econômicas e sócio-culturais;. disponibilidade de educação especializada, entre outro, a agricultura familiar tem um papel sócio-econômico, ambiental e cultural importante.

POR QUE É IMPORTANTE AGRICULTURA FAMILIAR?

A agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente vinculados à segurança alimentar mundial.
A agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.
A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.

[Fonte]

Voltar para o topo