Reciclagem de tubos de tv com laser Reviewed by Vida sustentável on . A Panasonic Corporation e o Panasonic Eco Technology Center Co., Ltd. (PETEC) desenvolveram uma tecnologia de reciclagem que utiliza raios laser para separar o A Panasonic Corporation e o Panasonic Eco Technology Center Co., Ltd. (PETEC) desenvolveram uma tecnologia de reciclagem que utiliza raios laser para separar o Rating:
Você está aqui:Home » Reciclagem » Reciclagem de tubos de tv com laser

Reciclagem de tubos de tv com laser


A Panasonic Corporation e o Panasonic Eco Technology Center Co., Ltd. (PETEC) desenvolveram uma tecnologia de reciclagem que utiliza raios laser para separar o painel frontal e a parte traseira (funil) do tubo de raios catódicos (CRT) utilizado nos televisores.

Esta tecnologia laser, que é implementada na fábrica do PETEC na província de Hyogo (Japão) permite separar os CRT de forma mais rápida do que antigamente. A Panasonic passa a estar apta a responder ao aumento da procura da reciclagem de televisores CRT, que estão a ser substituídos em virtude da implementação e mudança para a televisão digital terrestre, que se espera estar completa no Japão em 2011.

Como são utilizados diferentes tipos de vidro no painel frontal e no funil, é essencial separá-los sem os misturar na reciclagem. O método convencional utiliza um fio aquecido electricamente em volta da junta da frente e do funil para os separar. Contudo, este método não só requer tempo para o processo de aquecimento mas também causa fracturas térmicas, o que requer correcções manuais para limpar as superfícies cortadas.

A tecnologia de reciclagem de CRT da Panasonic utiliza um raio laser para reduzir drasticamente o tempo de processamento com muito menos trabalho manual, permitindo que um tubo seja processado em 50 segundos, o que é três vezes mais rápido que o método utilizado até agora. A cabeça do laser do sistema inovador tem uma função que permite manter uma distância constante entre o ponto focal e a superfície de vidro. Acoplado com o controlo da energia de radiação e ajustando a intensidade da luz do raio laser à velocidade circunferencial, o sistema atinge um corte de elevada qualidade sem misturar a parte frontal e o funil.

Por outro lado, o laser é totalmente automatizado para medir o tamanho (de 14 a 36 polegadas) e tipos dos CRT (4:3 ou 16:9) e o processo com as condições do laser (38 condições diferentes) adequado ao tamanho e tipo de cada CRT.

A Panasonic irá continuar a estudar possibilidades de aplicar esta tecnologia de reciclagem laser a painéis planos de TV e desta forma aumentar a eficiência de todo o processo de reciclagem de televisores, incluindo as novas linhas de reciclagem para painéis planos estabelecidos em Abril deste ano.

Fonte: http://news.pcguia.xl.pt

Voltar para o topo