Reciclagem de computadores ajuda jovens carentes Reviewed by Vida sustentável on . Oficina de reciclagem de computadores ajuda jovens carentes. Computadores que tinham como destino final o lixo vão parar nas mãos de jovens de comunidades caren Oficina de reciclagem de computadores ajuda jovens carentes. Computadores que tinham como destino final o lixo vão parar nas mãos de jovens de comunidades caren Rating:
Você está aqui:Home » Reciclagem » Reciclagem de computadores ajuda jovens carentes

Reciclagem de computadores ajuda jovens carentes

Oficina de reciclagem de computadores ajuda jovens carentes.

Computadores que tinham como destino final o lixo vão parar nas mãos de jovens de comunidades carentes do Recife. A oficina de Metareciclagem de Computadores faz parte do projeto de Economia Sustentável promovido Procon-Recife, em parceria da Associação Universo Cidadão, Sindicato dos Bancários e Banco do Brasil. As aulas começaram hoje (06) seguem até o dia 16 de julho. A atividade é gratuita e terá duração de 8 horas/aula, entre teoria e prática. As aulas são realizadas na sede do Sindicato dos Bancários, localizado na Avenida Manoel Borba, 564, Boa Vista.

O coordenador do projeto, José Mendonça, disse que os equipamentos, como teclado, mouse, monitores e gabinetes são doados por empresas e bancos. “Todo o equipamento chega quebrado ou com algum defeito. A partir disso, ensinamos aos alunos como consertar, formatamos a máquina e instalamos o sistema operacional Linux”, explicou. “Tudo é reaproveitado e os computadores saem daqui funcionando”, completou.

O curso de reciclagem teve início em 2004. Este ano, estão disponíveis 40 vagas distribuídas em turmas de dez alunos nos turnos da manhã e tarde. Para participar os interessados devem se dirigir à sede do Procon-Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, no Derby, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, levando alguma peça quebrada ou danificada de computador.

Mendonça solicita às empresas que participem do projeto doando equipamentos usados. “A maioria das máquinas que temos são doações de bancos. Mas as empresas de tecnologia também podem nos ajudar”, comentou. Ainda segundo o coordenador, a população pode fazer doações. “É só trazer o equipamento à sede do Sindicato dos Bancários”, disse.

A idéia do projeto é promover o consumo sustentável, reduzir a quantidade de lixo, reutilizar os produtos e reciclar os materiais. Como resultado da oficina, será criado na sede do Procon-Recife um Telecentro, como parte do Projeto de Inclusão Digital do governo municipal. No local, os consumidores poderão utilizar computadores reaproveitados, com internet e indicação de sites de entidades de defesa do consumidor, para que possam buscar mais informações sobre seus direitos. Outras informações pelo telefone 3232-1464.

Por Edilson Segundo, do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Voltar para o topo