Reciclagem da embalagem longa vida Reviewed by Vida sustentável on . Rota da Reciclagem é uma site da Tetra Pak a favor da reciclagem e em defesa do meio ambiente, ele além de mostrar todo o processo de separação e entrega das em Rota da Reciclagem é uma site da Tetra Pak a favor da reciclagem e em defesa do meio ambiente, ele além de mostrar todo o processo de separação e entrega das em Rating:
Você está aqui:Home » Reciclagem » Reciclagem da embalagem longa vida

Reciclagem da embalagem longa vida

Rota da Reciclagem é uma site da Tetra Pak a favor da reciclagem e em defesa do meio ambiente, ele além de mostrar todo o processo de separação e entrega das embalagens longa vida para a reciclagem, o site informa onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens da Tetra Pak. Se cada um fizer um pouco todos nós sairemos ganhando.

A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.

Existem diversas tecnologias disponíveis para a reciclagem das embalagens da Tetra Pak. A reciclagem das fibras e do plástico/alumínio que compõem a embalagem começa nas fábricas de papel, em um equipamento chamado “hidrapulper”, semelhante a um liquidificador gigante.

Durante a agitação do material com água e sem produtos químicos, as fibras são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Em seguida, essas fibras são lavadas e purificadas e podem ser usadas para a produção de papel utilizado na confecção de caixas de papelão, tubetes ou na produção de material gráfico, como os folhetos distribuídos pela Tetra Pak

O material composto de plástico/alumínio é destinado para fábricas de processamento de plásticos, onde é reciclado por meio de processos de secagem, trituração, extrusão e injeção. Ao final, esse material é usado para produzir peças plásticas como cabos de pá, vassouras, coletores e outros.

Outro processo de reciclagem permite que o plástico com alumínio seja triturado e prensado a quente, transformando-se em uma chapa semelhante ao compensado de madeira que pode ser usada na fabricação de divisórias, móveis, pequenas peças decorativas e telhas. Esses materiais têm grande aplicação na indústria de construção civil.

Outra tecnologia, esta nova e inédita, desenvolvida localmente no Brasil, trabalha com o processamento do composto de plástico/alumínio em um forno de plasma. O sistema aquece a mistura de plástico e alumínio a altíssimas temperaturas em uma atmosfera sem oxigênio (que preserva a qualidade do alumínio). Neste processo, o plástico se quebra em moléculas, transformando-se em parafina e o alumínio se funde, tornando-se matéria-prima pura novamente, que pode voltar a ser folha para uso em embalagens longa vida. Uma planta industrial com esta tecnologia começa a operar em 2005 por meio de uma parceria da Tetra Pak, Klabin, Alcoa e TSL.

Conheça o processo de reciclagem das embalagens da Tetra Pak com tecnologia de plasma.(imagem com 140Kb aprox.)

Rota da Reciclagem: Onde reciclar embalagens longa vida (Tetra Pak)

http://www.rotadareciclagem.com.br/index.html

[Fonte]

Voltar para o topo