Estudo diz que Recicladores Ecológicos Consomem mais Recursos Reviewed by Vida sustentável on .   Se você acha que quem tem a consciência de reciclar é mais ecológico e consome menos, você está errado. Pelo menos é o que diz a pesquisa realizada por J   Se você acha que quem tem a consciência de reciclar é mais ecológico e consome menos, você está errado. Pelo menos é o que diz a pesquisa realizada por J Rating:
Você está aqui:Home » Reciclagem » Estudo diz que Recicladores Ecológicos Consomem mais Recursos

Estudo diz que Recicladores Ecológicos Consomem mais Recursos

Estudo diz que Recicladores Consomem mais Recursos

 

Se você acha que quem tem a consciência de reciclar é mais ecológico e consome menos, você está errado. Pelo menos é o que diz a pesquisa realizada por Jesse Catlin ,  professor assistente na Universidade Estadual de Washington, nos EUA, e Wang Yitong , professor assistente da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China. Eles conduziram dois experimentos para descobrir o quanto as pessoas usam um determinado produto, se tivessem a opção de reciclar os seus resíduos.

 


Os Falsos Ecologistas

 

No primeiro experimento, dois grupos de alunos de pós-graduação que não sabiam da natureza do estudo foi dada a tarefa de avaliar um par de tesouras, cortando-se a quantidade de papel que podiam, em seguida, descartar o papel. Um grupo tinha apenas um cesto de lixo, ao passo que o segundo grupo teve tanto um cesto de lixo quanto um balde de reciclagem. O grupo que tinha a opção de jogar seu lixo em um balde de reciclagem picou quase três vezes a quantidade de papel que o primeiro grupo.

No segundo experimento, os pesquisadores investigaram os quartos de alunos por 30 dias e monitoraram quantas toalhas de papel foram usadas. Para os primeiros 15 dias do experimento o banheiro só tinha um cesto de lixo. Para o segundo passo de 15 dias, eles adicionaram uma lixeira de reciclagem. A quantidade de papel utilizada por pessoas durante o segundo 15 dias foi de 14% a mais.

Os pesquisadores também pediram aos alunos pesquisados que realizaram o experimento da tesoura para preencher um questionário sobre os seus comportamentos ecológicos.   Eles ligaram as respostas com estudos prévios que mostram como as pessoas que  se comportam de  maneira ecológica, desperdiçam mais, porque elas estavam reciclando o material.

Novo conceito e politicas de Reciclagem

Como escrevem os autores, “propomos que a capacidade de reciclar pode levar ao aumento do uso de recursos quando comparado ao que não tem a opção de reciclagem disponível.” Eles dizem que o seu papel tem implicações potenciais para futuras pesquisas e para a formulação de políticas, tais como a existência ou não de reciclagem  e se devem estar disponíveis em determinadas situações.

 

Comece por você, reveja seus conceitos.

[Fonte][Foto]

Voltar para o topo