Como separar o Lixo Doméstico para Reciclagem Reviewed by Vida sustentável on .   Todos devemos tratar o nosso lixo doméstico pelo princípio dos três erres, ou seja: reduzir, reutilizar e reciclar. Esse três princípios devem trabalhar   Todos devemos tratar o nosso lixo doméstico pelo princípio dos três erres, ou seja: reduzir, reutilizar e reciclar. Esse três princípios devem trabalhar Rating:
Você está aqui:Home » Reciclagem » Como separar o Lixo Doméstico para Reciclagem

Como separar o Lixo Doméstico para Reciclagem

A Vida dos resíduos no meio ambiente e o Lixo nosso de Cada Dia

 

Todos devemos tratar o nosso lixo doméstico pelo princípio dos três erres, ou seja: reduzir, reutilizar e reciclar. Esse três princípios devem trabalhar juntos, como por exemplo, devemos reduzir o ao maximo o consumo de embalagens plásticas, reutilizar sempre que for possível antes de jogar, e quando descartada deve ir para a reciclagem.

 

Como devo separa meu lixo e como fazer?

Tenha em mente que você não está fazendo um favor a ninguém, só a você mesmo!

Primeiro você nunca misture recicláveis com orgânicos, lixo orgânicos são sobras de alimentos, cascas de frutas , cascas de legumes, folhas e galhos. Os recicláveis são os vidros,  plásticos, metais e papéis.

Lixo seco são o papel, papelão, vidros, plásticos, latas, embalagens longa
vida.

Lave as embalagens que são do tipo longa vida, que são usadas para Leite e sucos, procure separar a tampa e a rosca que são de plástico.

Lave também as latas, garrafas e  pote de vidro, recipientes de plástico e embalagens de plástico

Elas devem estar secas antes  de depositar nos coletores ou entregar ao catador.

Vidros tem que ser armazenado de maneira segura para o transporte. Já os vidros quebrados, outros materiais cortantes  e pontiagudos devem ser embrulhados em papel bem grosso, varias  folhas de jornal ou colocados em uma caixa de papelão.

Os vidros de garrafas, potes e frascos não devem ser misturados com os vidros planos, como os vidros de janelas e espelhos.

Os papéis e papelão devem estar secos e sem insetos como cupins, eles podem ser dobrados, mas nunca amassados.

Lixo orgânico  são os restos de alimentos em geral, cascas de frutas e legumes, folhas, galhos, grama, palhas, capim, papéis molhados ou engordurados, coador de papel..

 

Lixo orgânico para compostagem. O lixo orgânico que você pode usar na compostagem caseira são os coadores de café usados, a borra do café, papel toalha, madeira, galhos, folhas, resto de leite e iogurte, cascas e restos de frutas, verduras e legumes.

Rejeitos do Lixo orgânico, que não devem ser colocados em composteiras são os restos de comida temperada ou cozida, esterco de animais domésticos, Madeiras envernizadas ou pintadas,plásticos, papel plastificado ou colorido, cinzas de cigarro, restos de carnes, vidro, metal, óleo, tinta e produtos que passaram por tratamento químico.

Rejeitos em geral são o papel higiênico, lenços de papel, curativos, fraldas descartáveis, absorventes, preservativos, pilhas, eletrônicos..

Mais dicas no artigo Como separar o lixo doméstico .

Voltar para o topo