Como Reciclar Papel em Casa de Maneira Fácil e Rápida – Reciclagem de papel Reviewed by Vida sustentável on .     Existe dezenas de maneiras de reciclar papel, a reciclagem é uma boa maneira de diminuir os problemas ambientais causados pelo ciclo de vida do pa     Existe dezenas de maneiras de reciclar papel, a reciclagem é uma boa maneira de diminuir os problemas ambientais causados pelo ciclo de vida do pa Rating:
Você está aqui:Home » Reciclagem » Como Reciclar Papel em Casa de Maneira Fácil e Rápida – Reciclagem de papel

Como Reciclar Papel em Casa de Maneira Fácil e Rápida – Reciclagem de papel

 

Dicas para Reciclar papel em Casa

 

Existe dezenas de maneiras de reciclar papel, a reciclagem é uma boa maneira de diminuir os problemas ambientais causados pelo ciclo de vida do papel, que vai do corte das árvores, da produção e de seu destino como o lixo. Podemos evitar o corte de árvores para a produção de papel simplesmente evitando o desperdício, reciclando  ou aproveitando o papel já utilizado de outras formas.

 

A reciclagem de Papel

A reciclagem de papel é o processo que transforma o papel usado em novos produtos. Existem três categorias de papel que podem ser utilizados como matérias-primas para a fabricação de papel reciclado. O processo de reciclagem  envolve papel usado na mistura com a água e produtos químicos. O papel é então picado e aquecido, a qual divide-os em pequenos filamentos de celulose que é um tipo de material orgânico.

Esta mistura resultante é denominada pasta de papel, ou pasta. Ela é passada através de telas, que removem qualquer cola ou plástico da mistura, que pode ainda estar na massa, em seguida e misturado com água e vai para ser transformada em papel novamente.

O papel só tem 7 vidas!

O papel só pode ser reciclado 7 Vezes, ou seja, as mesmas fibras podem ser recicladas cerca de sete vezes, isso é pelo motivo das fibras ficarem mais curtas a cada reciclagem, após a sétima reciclagem do papel elas estão inutilizadas. Ai vai direto para a compostagem é claro!

Como Reciclar Papel em Casa

Que papel usar na reciclagem?

Para a reciclagem você pode usar quase todo tipo de lixo de papel, mas podemos separar o papel para a utilidade que queremos dar. Por exemplo.para fazer papel de presente podemos usar qualquer tipo de papel, até os coloridos.

O seu papel seco ficará alguns tons mais claros do que a sua pasta de papel durante a reciclagem, isso quer dizer que a cor da sua pasta de papel é sempre mais escura do que o papel resultante. Usando papel colorido como corante irá criar uma maior diferença entre polpa e cor de papel. Se você quer uma cor brilhante, apenas  adicione papel colorido para sua massa de papel.

Em tese qualquer papel descartado pode ser usada, papel de embrulhar pão, papel de presente, papel de seda, papel crepom, papel sulfite, jornal, filtro de papel, papel de impressos, papel toalha, etc..

Material para reciclar papel:

Uma boa quantidade de papel – Papel velho
Bastante Água
Um Liquidificador
Uma Peneira de Plástica ou tela para fazer papel reciclável caseira
Uma Bacia Plástica mais larga que a peneira ou a tela
Jornais, pedaços de feltro ou forração de carpete

1- Pique ou rasgue o papel que você pretende reciclar em pedaços de no máximo 3cm.

2- Encha o liquidificador com aproximadamente 2/3 de água. A temperatura da água deve estar entre morna e quente.

 

Reciclagem de papel

 

3- Se você estiver usando um liquidificador que tenha a função pulsar, vá jogando o seu papel e em seguida, aperte pulsar. Caso contrário, ligue-o em velocidade média e jogue o papel através do furo na tampa. Mantenha o liquidificador sempre tapado.

4 – Quando o motor do liquidificador parecer cansado, ou enfraquecendo para virar a massa, então aumente a velocidade e bata por mais  10 a 30 segundos. Só a experiencia vai fazer você aprender o ponto certo, nem muito grossa e não muito aguada.

 

Reciclar Papel em Casa de Maneira Fácil

 

5 – Você pode variar o tipo de papel que pretende fazer, você pode optar por pedaços de papel maiores ou uma pasta mais fina para papéis especiais.

6 – Despeje a sua pasta de papel na bacia, misture manualmente, e em um ângulo de 45 graus, mergulhe sua tela ou peneira, o mais fundo que puder na bacia. Passe para a horizontal, agite para a pasta ficar com uma espessura igual sobre toda a tela ou peneira. Continue balançando e sacudindo a tela até retirar para fora da cuba.

 

Reciclar Papel em Casa

 

7- Quando a folha atingir a grossura e o tamanho desejado, incline a peneira ou tela para drenar todo o excesso de água.

 

Como Reciclar Papel

 

8= Vire vagarosamente a peneira ou tela sobre o jornal ou feltro, com a parte do papel para baixo.

9- Para absorver mais água use uma esponja na parte de trás da tela ou peneira, jogue o excesso de água da esponja novamente na bacia.

10- Tente desgrudar o papel da tela ou peneira bem vagarosamente e com cuidado. No caso da tela envergue a lateral e no caso da peneira dé algumas batidas para soltar a pasta de papel, que agora já é papel. Quando  desgrudar cubra com o jornal ou filtro. Você deve fazer uma pilha alternando papel e jornal ou feltro.

Obs.: Depois de três a cinco folhas, você verá que o seu papel está ficando rarefeito e o líquido da bacia quase sem papel. Você pode adicionar mais massa na bacia.

11- Coloque sua pilha de papel no chão e coloque uma placa de madeira ou metal reto em cima, ficar em pé, centrando o peso sobre a pilha de papeis, alguns minutos é o suficiente para prensar as folhas.

12 – Agora você pode remover o seu papel úmido  e deixe secar em um local bem ventilado, ou você pode mantê-lo no feltro ou jornal por mais tempo. A técnicas de secagens influencia no tipo de papel e somente a prática pode mostrar a melhor maneira.

Obs.: Para reciclar o papel em casa existe duas maneiras de secagem: No vidro, que resulta em um papel de boa qualidade, no feltro e ao ar livre , que respectivamente diminuem a qualidade do papel reciclado.

Como Reciclar Papel em Casa

Dicas para Reciclar papel em Casa

 

Você pode colocar amido de milho no liquidificador juntamente com a massa do papel para dar liga e consistência a pasta.

Papel reciclado pode ser produzido artesanalmente e gerar um bom dinheiro.

Você pode fazer seu próprio papel de presente com papel reciclado.

Você pode em vez de prensar, esticar o papel com  um rolo de macarrão ou garrafa.

Caso opte,  deixe o papel em uma superfície bem lisa e dura durante a secagem para melhorar sua qualidade.

Deixar secar ao sol pode ser uma saída rápida

[Fonte][Fotos][Fotos]

Voltar para o topo