Coisas que você deve saber sobre a Reciclagem de Óleo de Cozinha Reviewed by Vida sustentável on .   Algumas pequenas atitudes podem parecer a primeira vista insignificantes, mas quando analisadas, estes gestos são verdadeiros crimes contra a natureza. U   Algumas pequenas atitudes podem parecer a primeira vista insignificantes, mas quando analisadas, estes gestos são verdadeiros crimes contra a natureza. U Rating: 0
Você está aqui:Home » Reciclagem » Coisas que você deve saber sobre a Reciclagem de Óleo de Cozinha

Coisas que você deve saber sobre a Reciclagem de Óleo de Cozinha

Coisas que você deve saber sobre a Reciclagem de Óleo de Cozinha

 

Algumas pequenas atitudes podem parecer a primeira vista insignificantes, mas quando analisadas, estes gestos são verdadeiros crimes contra a natureza. Um dos que ocorrem diariamente em quase todos os lares do mundo é o descarte de óleo no ralo da cozinha, que mesmo em pequenas quantidades podem causar danos irreversíveis na natureza. Mas existem maneiras de transformar o Óleo de cozinha usado em outros produtos, além de mais de uma centenas de projetos  como já vimos aqui, o  Biodiesel feito de Óleo de cozinha Reciclado e o projeto de Reciclagem quer Entrar no Guinness Book Reciclando Óleo de Cozinha, entre outros.

 

Aqui está uma lista de coisas que você pode ou não saber sobre reciclagem de óleo:

Coisas que você deve saber sobre a Reciclagem de Óleo de Cozinha

Óleo de cozinha e resíduos de gordura são as maiores causas de entupimentos nos encanamentos de esgoto.

O óleo de cozinha usado quando transformado em biodiesel pode produzir em 87% as emissões de gases de efeito estufa do que o diesel comum. O óleo tem que passar por um processo químico chamado “transesterificação” antes de se tornar biodiesel, então não adianta colocar o óleo diretamente no tanque do veiculo.

Nem todo óleo é igual, você pode reciclar óleo de cozinha e óleo de motor, mas nunca deve misturar os dois, eles são substâncias diferentes que passam por processos de reciclagem diferentes.

O óleo de cozinha velho pode ser como pesticida orgânico para seu jardim, em um pulverizador  misture uma xícara de  óleo , algumas colheres de sopa de  shampoo de  bebê e água um pouco quente.

Você pode compostar o óleo de cozinha, desde que em pequenas quantidades, por causa de sua viscosidade, o óleo vai demorar mais para se decompor, já que ele é um produto vegetal, irá se decompor com segurança.

Sabão é uma boa maneira de reciclar seu óleo de cozinha, recicle óleo de cozinha transformando em sabão ecológico,

Barcelona faz campanha para a reciclagem e reúso.

Em um esforço para recuperar todo o óleo de cozinha usado anualmente em Barcelona , e mantê-lo afastado da rede de esgoto, assim evitando a contaminação da água. A prefeitura local distribuiu gratuitamente potes para a população armazenar o óleo de cozinha usado.

Os chamados “OliPots” é uma tentativa de aumentar o numero de pessoas que fazem a reciclagem do óleo de cozinha. A iniciativa visa recuperar o máximo de óleo de cozinha usado quanto possível, para a reutilização e reciclagem, já que o pote Olipot tem um filtro incorporado, que separa o óleo de resíduos de alimento e outras impurezas maiores.

No Brasil 2000 padarias estão na campanha para reciclar óleo de cozinha

Para combater o hábito de jogar produto pelo ralo, estabelecimentos terão um galão para coleta, 50 padarias da capital de São Paulo vão receber óleo de cozinha usado. A campanha, lançada pelo sindicato das panificadoras, espera ter 2 mil estabelecimentos credenciados até o final do mês.

Onde descartar o Óleo de Cozinha Usado?

EcoLeo é uma ONG que ajuda famílias de baixa renda em todo o Brasil a viverem exclusivamente do dinheiro da coleta de óleo de cozinha usado, esse óleo é transformado em subproduto, como biodiesel, ração animal, detergente, tinta, etc.

Conheça os ecopontos para coleta de óleo de cozinha usado em sua cidade e faça sua parte.

Voltar para o topo