Você está aqui:Home » O que é Selo Procel de Economia de Energia

O que é Selo Procel de Economia de Energia

selo procel iluminação

 

O Selo Procel de Economia de Energia, também chamado de Selo Procel, foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993. Ele é um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com sua Secretaria-Executiva mantida pela Eletrobras.

 

Selo Procel

Esse Selo Procel tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, proporcionando, assim, economia na sua conta de energia elétrica. Também estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente.

Como ler e conhecer o Selo Procel

 

Selo Procel

Para ser contemplado com o Selo Procel, o produto deve ser submetido a ensaios específicos em laboratório idôneo, indicado pelo Procel. Os parâmetros a serem avaliados para cada equipamento constam nos Critérios Específicos para Concessão do Selo Procel que estão no Regulamento do Selo Procel de Economia de Energia – Reglamento General del Sello de Ahorro (versão em espanhol).

A adesão das empresas ao Selo Procel é voluntária.

 

Etiqueta Nacional de Conservação de Energia

Etiqueta de Eficiência Energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem

 

No processo de concessão do Selo Procel, a Eletrobras conta com a parceria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), executor do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), cujo principal produto é a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), sendo também a Eletrobras parceira do Inmetro no desenvolvimento do PBE. Normalmente, os produtos contemplados com o Selo Procel são caracterizados pela faixa “A” da ENCE.

[Fonte] [Inmetro]

Voltar para o topo