Você pode ser um Ambientalista e Comer Churrasco? Reviewed by Vida sustentável on .   O chefe do Programa Ambiental da ONU Achim Steiner, três anos atrás, disse que a agricultura " especialmente a criação de gado para carne e produtos láct   O chefe do Programa Ambiental da ONU Achim Steiner, três anos atrás, disse que a agricultura " especialmente a criação de gado para carne e produtos láct Rating:
Você está aqui:Home » Modo de Vida » Você pode ser um Ambientalista e Comer Churrasco?

Você pode ser um Ambientalista e Comer Churrasco?

Você pode ser um Ambientalista e Comer Churrasco ?

 

O chefe do Programa Ambiental da ONU Achim Steiner, três anos atrás, disse que a agricultura ” especialmente a criação de gado para carne e produtos lácteos”  tem um impacto desproporcional sobre a saúde da terra. O Painel Internacional de Gestão Sustentável dos Recursos descobriu que a agricultura industrial é responsável pelo uso de 70% da água doce, 38% do uso da terra e 19% das emissões de gases de efeito estufa.

 


Eles concluíram que “uma redução substancial dos impactos só seria possível com uma mudança substancial da dieta mundial”.

 

Steiner e seus colegas chamam-nos a todos para comer menos carne , mas o consumo de carne em todo o mundo continua a aumentar. Segundas-feiras sem carne (campanha Meatless Monday) e uma dieta vegetariana são cada vez mais difundidas na América do Norte.

No Brasil esse pensamento ecológico esbarra no crescimento da classe média, em outros países em desenvolvimento não é diferente e a demanda por carne está cada vez maior. O WorldWatch Institute prevê que as taxas anuais de produção de carne atingirá 465 milhões de toneladas até 2050 (comparado a 275 milhões de toneladas em 2008).

Simplesmente não há forma sustentável e ecológica para produzir essa demanda de carne.

 

Podemos concluir que você não pode comer carne e chamar-se de ambientalista?

Isso não é uma afirmação que podemos dar certeza absoluta  já que todos nós fazemos centenas de pequenas escolhas a cada dia, tais como: os alimentos que consumimos, meio de transporte que usamos, onde vivemos, o que compramos, etc.. Algumas dessas escolhas podem não ser ecológicas. Ninguém que vive em uma grande cidade pode ser 100% Eco, mas estar consciente e fazer as escolhas que irão deixar um rastro menor ao longo do caminho já é um grande passo.

[Foto][Fonte]

Sobre o autor

Apenas alguem em busca de uma vida sustentável, um mundo mais feliz, que respeite a natureza e que use a tecnologia em beneficio de todos, principalmente da vida.Veja mais artigos de

Número de entradas : 1511
Voltar para o topo