Rapadura e o melhor Açucar para seu Corpo e para a Natureza Reviewed by Vida sustentável on .   A Rapadura e o açúcar mascavo são adoçantes mais nutritivos do que o açúcar refinado branco que usamos em nossa casa, pois eles não são processados e man   A Rapadura e o açúcar mascavo são adoçantes mais nutritivos do que o açúcar refinado branco que usamos em nossa casa, pois eles não são processados e man Rating:
Você está aqui:Home » Modo de Vida » Rapadura e o melhor Açucar para seu Corpo e para a Natureza

Rapadura e o melhor Açucar para seu Corpo e para a Natureza

Rapadura é mais ecológica

 

A Rapadura e o açúcar mascavo são adoçantes mais nutritivos do que o açúcar refinado branco que usamos em nossa casa, pois eles não são processados e mantêm os nutrientes que existem na cana-de-açúcar. Isso não quer dizer que esses açúcares sejam mais naturais ou orgânicos, eles apenas não passaram por alguns processos  industriais como a filtragem e purificação,  seja química e mecânica para sua refinação, até chegar a sua pureza e branqueamento típico do açúcar refinado. Sem contar que quando você pula todo esse processo de refino do açúcar, acaba por economizar água, energia e ajudar a não contaminar mais o meio ambiente.

 

A rapadura é doce e faz bem

A rapadura é produzida na fervura do caldo de cana em aquecimento lento, que depois da evaporação de parte do líquido, é modelada em formato de tijolo antes de esfriar e endurecer. O açúcar mascavo tem o mesmo processo, só que ele não é modelado como a rapadura, ele se torna um açúcar petrificado no final da evaporação quase total da água.

O resultado tem uma grande variação de cor, entre o caramelo claro e o marrom escuro, ele é nutricionalmente superior ao açúcar refinado, tem alto valor calórico, contém vitaminas A, C, cálcio, minerais e proteínas. O açúcar refinado é praticamente pura sacarose, sem quaisquer vitaminas ou minerais.

Criança forte come Rapadura

A rapadura é usada na merenda escolar em alguns estados brasileiros, como Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Duas colheres de sopa de rapadura tem 111 calorias, 0,2 g de proteínas, 0,7 g de fibras insolúveis, 0,16 mg de riboflavina, 0,2 mg de niacina, 32,57 mg de cálcio, 0,6 mg de ferro, 2,5 mg de magnésio e 162,8 mg de potássio. Essas substancias contidas no caldo de cana ajuda a quebrar os açúcares em nosso organismo, melhorando a sua absorção, o que não acontece com o açúcar refinado.

Acho que chegou a hora de ser mais ecológico e preservar a sua saúde, experimente novos sabores, troque o açúcar refinado pelo mascavo ou pela rapadura, eu tenho certeza que você vai gostar.

Dados wikipedia [Foto]

Voltar para o topo