Como preparar Aloe Vera em Casa – Babosa Reviewed by Vida sustentável on . Aloe vera ou Babosa  (Aloe  barbadensis) é uma planta com grande potencial para uso terapêutico e medicinal.  Ela fornece um grande suprimento de nutrientes e e Aloe vera ou Babosa  (Aloe  barbadensis) é uma planta com grande potencial para uso terapêutico e medicinal.  Ela fornece um grande suprimento de nutrientes e e Rating: 0
Você está aqui:Home » Modo de Vida » Como preparar Aloe Vera em Casa – Babosa

Como preparar Aloe Vera em Casa – Babosa

Aloe vera ou Babosa  (Aloe  barbadensis) é uma planta com grande potencial para uso terapêutico e medicinal.  Ela fornece um grande suprimento de nutrientes e estimula a regeneração das células, o que resulta no retardamento do envelhecimento celular. A Babosa é muito usada nos cabelos, mas existem outras utilidades práticas, veremos   abaixo alguns usos em cosméticos e saúde.

Babosa - Aloe Vera

Babosa – Aloe Vera / Foto: Sten Porse

O gel de Aloe Vera

Indicações do Gel de Aloe Vera

O gel é aplicado externamente e pode ser usado seco,  sua indicação é para quando existir manchas, acne, alopecia, feridas, queimaduras, erupções cutâneas, eczema, psoríase, picadas de insetos, urtiga, dermatite, cortes, os pés e as pernas cansadas, artrite, reumatismo, entorses, pós-barba, rugas, etc.

Como extrair e fazer o  Gel de Aloe Vera

Para extrair o gel a partir da planta, você deve cortar a folha que estiver  mais próximo do solo, ela deve ter, pelo menos, 6 cm de largura e 40 de comprimento.

Depois de ter a folha ou caule, lave e retire os espinhos que ela têm dos lados. Se quiser pode usar o gel diretamente no local atingido. Tome cuidado de não usar a seiva amarelada,  pois ela pode causar  irritação.

Se quiser guardar a folha da Babosa  para uso posterior, deixando-a secar ao sol para selar o corte  e armazená-la em um recipiente de vidro em um lugar fresco onde recebe luz solar direta. Assim você pode manter todas as suas propriedades por um bom tempo.

 

Suco de Aloe Vera

Para fazer o suco de Aloe Vera , corte uma folha longitudinalmente e retire a seiva amarela, bata a polpa no liquidificador juntamente com algumas frutas, de preferência, que são ricas em vitamina C, como laranja ou tangerina,  adicione 1 litro de água.

Se realmente queremos  maximizar as propriedades do Aloe Vera, também podemos usar a parte externa da folha, que é rica em vitaminas e minerais. Após o preparo do suco, guarde  na geladeira e  tomar antes das refeições como protetor contra azia, problemas digestivos, úlceras, etc.

Como fazer sabonete de Aloe Vera Caseiro

Para fazer o sabão ou sabonete de Aloe Vera caseiro você só precisa de dois ingredientes e, sem a utilização de soda cáustica. Este sabonete é ideal  para hidratar e regenerar a pele, e para desinfectar feridas, anti-inflamatório, suavizar a pele, melhorar o eczema, feridas, psoríase, acne, manchas, etc.

Você vai precisar de 250 g de sabão de glicerina ( neutro) e 10 g de gel de Aloe Vera.

Colocamos em um recipiente de vidro o sabão de glicerina em banho maria, e quando ele estiver quase totalmente dissolvido, retire do fogo.

Mexa bem com uma colher de pau e adicione o Aloe Vera e continue mexendo a mistura. Encha os moldes e desenforme quando esfriar e estiverem solidificados.

Esta é a fórmula básica, se você quiser adicionar um pouco de óleo essencial para dar outras qualidades para o sabonete, é só acrescentar  no momento em que você adicionar o Aloe Vera.

Se você quiser manter as qualidades do sabonete por  mais tempo,  adicione 10 gotas de um óleo rico em vitamina E, como o óleo de coco, germe de trigo ou amêndoas.

[Fonte]

Voltar para o topo