Manteiga ou Margarina – Qual é a melhor para sua saúde? Reviewed by Vida sustentável on .   Desde pequenos escutamos opiniões sobre a disputa entre a manteiga e a margarina, muitas vezes acabamos por optar pelo paladar, na minha opinião indiscut   Desde pequenos escutamos opiniões sobre a disputa entre a manteiga e a margarina, muitas vezes acabamos por optar pelo paladar, na minha opinião indiscut Rating:
Você está aqui:Home » Modo de Vida » Manteiga ou Margarina – Qual é a melhor para sua saúde?

Manteiga ou Margarina – Qual é a melhor para sua saúde?

Manteiga ou Margarina

 

Desde pequenos escutamos opiniões sobre a disputa entre a manteiga e a margarina, muitas vezes acabamos por optar pelo paladar, na minha opinião indiscutivelmente é a manteiga, mas para outros, já que tem um preço menor quem vence é a margarina, pois é bem mais barata que a manteiga. Aqui resolvemos publicar um artigo dizendo qual é a melhor escolha para sua saúde, manteiga ou margarina? A briga vai ser grande, façam suas apostas.

 

Manteiga ou Margarina? Quem é quem?

De um lado a Margarina, um semi-sólido, emulsão composta principalmente por hidrogenados refinados ou gorduras vegetais e água. A margarina é essencialmente derivada de óleos e gorduras de plantas. Do outro lado a Manteiga, um produto lácteo feita por agitação ou fermentado, de creme ou leite fresco, consiste de nata, leite, proteínas e água.

Qual é a melhor?  Manteiga ou Margarina?

 

Qual é melhor para seu coração

A manteiga possui mais gorduras saturadas (média de 50 gramas de gordura saturada por 100 gramas) enquanto a faixa  da margarinas é de 10-35 gramas, dependendo da qualidade. Gordura saturada por um longo tempo foi diretamente associada com maiores taxas de doenças do coração e outros problemas de saúde.

Acontece que esta associação pode estar errada! Muitos estudos agora não encontram uma ligação entre os dois. Por exemplo, um estudo publicado na edição de março da revista American Journal of Clinical Nutrition constatou que o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, foram semelhantes entre as pessoas que consumiam os valores mais altos e mais baixos de gorduras saturadas.

Algumas gorduras saturadas são agora conhecidas por ser extremamente saudáveis. O Óleo de coco, por exemplo, tem sido demonstrado que é aumenta o fator da absorção de outros bons ácidos gordos essenciais e ainda ajuda a perder peso.  Se a saturação é uma preocupação para você, por favor, note que todas as margarinas ainda tem um pouco de gordura saturada e as margarinas mais baratas podem conter níveis significativamente elevados de gordura saturada, de modo que você tem que ler os rótulos cuidadosamente.

Neste caso a melhor escolha é a Margarina, mas por uma margem pequena, quase empate.

Qual é a mais rica em Vitaminas e Minerais
Lembre-se que a manteiga é uma parte importante de leite!  A Manteiga contém uma fácil absorção de vitamina A, E, K e D),  tem níveis mais altos de selênio, um mineral e antioxidante poderoso, ela também fornece iodo, necessário para a glândula tireóide.

Neste caso a vitória foi absoluta, por KO, a Manteiga é a melhor.

Qual tem menos colesterol

Margarina não contém colesterol, enquanto todos os produtos de origem animal como a manteiga contém colesterol, pois o corpo cria seu próprio colesterol para o seu funcionamento. Níveis elevados de colesterol no sangue estão associados a doenças do coração, de modo que as associações de saúde alertam contra o consumo de mais de 300 mg. / Dia.

Muitos pesquisadores e nutricionistas afirmam que o colesterol no sangue é depende  não nos níveis de colesterol na dieta, mas o quanto nossos corpos produzem naturalmente. Eles também apontam que o colesterol da dieta é necessária para a saúde intestinal e que o leite materno é rico em colesterol.

Neste aspecto a Margarina ganha disparado!

 Qual tem mais ácidos graxos essenciais

A manteiga possui pequenas quantidades, mas igual, de ômega 3 e 6 de ácidos graxos. Isto para a maioria das pessoas é uma relação muito mais saudável do que o que normalmente consomem. Já a margarina, os fabricantes começaram a adicionar ácidos graxos ômega 3 apenas nas  marcas mais caras.

Empate!

 Qual tem mais gorduras trans


Margarina originalmente tem óleos insaturados, e um processo de hidrogenação que enche certas ligações moleculares. Este processo causa elevados níveis de gorduras trans . A nutrição moderna descobriu agora que estas gorduras artificiais com o rótulo não naturais têm fortes conseqüências negativas. Tanto é assim que os fabricantes são obrigados por lei a declarar a quantidade de gordura trans na sua rotulagem.

Esses índices podem trazer riscos para a saúde que  incluem:

Triplica o risco de doença cardíaca coronariana.
Aumenta o colesterol total e o LDL (o colesterol ruim) e diminui o colesterol HDL (o colesterol bom).
Aumenta o risco do câncer em até cinco vezes.
Reduz a qualidade do leite materno.
Diminui a resposta imunológica.
Diminui a resposta à insulina.

A Manteiga ganha e  fica isolada na frente, nesse item !

Qual tem mais Ácidos Graxos Especiais

A manteiga contém um número grande  de ácidos  Graxos:
Butírico anti-cancerígeno usado pelo cólon como fonte de energia.
Ácido láurico-potente antimicrobiana e antifúngica.
O ácido linoleico conjugado (CLA) – prevenção contra o câncer. (Mais alto em vacas alimentadas com capim).
Glicoesfingolipídeos – protege contra infecções gastrointestinais, especialmente nos muito jovens e os idosos.

Mais uma lavada, a Manteiga ganha looooooge…!

 

Alergias lácteas e Sensibilidades

Se você tem uma forte sensibilidade à manteiga de produtos lácteos pode ser um problema. A manteiga possui pequenas quantidades de proteínas do leite que algumas pessoas podem ser alérgicas. Ela também contém pequenas quantidades de lactose. Manteiga cultivadas ou fermentada tem menos, mas ainda tem vestígios.

A Margarina reage e ganha este item!

Nível de Processamento e naturalidade

A manteiga é feita com mínimo de processamento, já a margarina, por outro lado, é um novo “produto” fabricado pelo homem, superhipeprocessado. Comparar a manteiga com a margarina é como comparar o mel com o açúcar branco refinado. A Margarina conseguiu evitar a enorme publicidade negativa que ganhou por ser um barril de gorduras trans, mas logo vão surgir mais informações sobre sua alta insalubridade para o homem.

Mesmo que as margarinas melhores e mais caras não sejam submetidas ao processo de aquecimento igualmente elevado de hidrogenação, os óleos que vão para a margarina já foram submetidos a um calor elevado no processamento. A manteiga não é um dos alimentos que você deve comer como um produto orgânico, mas é uma boa saída. Você também pode encontrar margarina orgânica, embora seja muito difícil de achar.

A Manteiga novamente vence de goleada!

Qual é o grande vencedor ? Manteiga ou Margarina ?

 

Embora a margarina tem tido grandes melhorias, ainda não se provou segura ao longo do tempo. Há algumas margarinas especiais mais saudáveis, que já estão disponíveis em loja de alimentos importados. Eles são muito caros e, talvez, não devem ser classificadas como margarina. Quem ganhou? Só você pode decidir, depende de você, o quanto está disposto a pagar e o que quer para sua saúde.

A Manteiga de coco pode ser uma saída mais saudável

 

Manteiga de coco é um óleo saturado com muitos benefícios à saúde, incluindo:

Estimulador da tireóide.
Baixa o colesterol.
Provoca perda de peso.
Tem efeitos anti-câncer.
Tem um sabor doce, é ótimo para a panificação. Pra fazer bolos é maravilhoso!

[Fonte][Foto]

Sobre o autor

Apenas alguem em busca de uma vida sustentável, um mundo mais feliz, que respeite a natureza e que use a tecnologia em beneficio de todos, principalmente da vida.Veja mais artigos de

Número de entradas : 1514
Voltar para o topo