Conheça os maiores Mitos sobre a Castração e Esterilização de seu Animal de Estimação Reviewed by Vida sustentável on .   A castração e Esterilização de Animais de Estimação só trazem benefícios para a saúde, nos cães que são castrados antes de 1 ano de idade, as fêmeas têm   A castração e Esterilização de Animais de Estimação só trazem benefícios para a saúde, nos cães que são castrados antes de 1 ano de idade, as fêmeas têm Rating:
Você está aqui:Home » Modo de Vida » Conheça os maiores Mitos sobre a Castração e Esterilização de seu Animal de Estimação

Conheça os maiores Mitos sobre a Castração e Esterilização de seu Animal de Estimação

Mitos sobre a Castração e Esterilização

 

A castração e Esterilização de Animais de Estimação só trazem benefícios para a saúde, nos cães que são castrados antes de 1 ano de idade, as fêmeas têm menos chances de desenvolver câncer de mama e os machos a uma diminuição considerável no aparecimento de tumores testiculares. O grande problema são os mitos que envolvem a castração, aqui apresentamos alguns dos mitos e as verdades sobre o assunto.

 

MITO: O cão vai ficar gordo e preguiçoso se castrado!

VERDADE: A única maneira do seu cão ficar gordo e preguiçoso é, se você não fazer ele se exercitar e alimentá-lo demais.
O seu animal de estimação está com fome ou ele apenas querer mais alimento?

MITO: É melhor para o minha cadela ter uma ninhada antes de castrar!

VERDADE: A evidência médica mostra que uma cadela que é esterilizada antes de seu primeiro cio é tipicamente mais saudável do que os cães castrados após o primeiro ciclo ou depois de ter uma ninhada de cachorros. A maioria dos abrigos de animais e instalações de adoção, bem como muitos veterinários, esterilizam cães com oito semanas de idade. Você deve consultar seu veterinário sobre o momento adequado para castrar seu cão.

MITO: As crianças devem experimentar e ver o milagre do nascimento!

VERDADE: A probabilidade de uma criança realmente vendo um cão ou gato dar à luz é pequena. A maioria dos nascimentos ocorrem durante a noite e em uma área isolada. A única lição que a criança aprende é que os cães podem ser criados e descartados como seres humanos. O verdadeiro milagre que a criança deve experimentar é o conhecimento, que impedindo o seu cão de ter filhotes estaremos potencialmente salvando as vidas de centenas de outros cães.

MITO: O meu cão vai ficar manso se eu castrar!

VERDADE: O instinto natural de um cão para proteger sua casa e família não é afetado pela castração ou esterilização. A personalidade de um cão deve muito mais à genética e ao ambiente do que os hormônios sexuais.

MITO: Eu não quero que o meu cão macho fique menos macho que os outros.

VERDADE: Os cães não têm noção de identidade sexual ou ego e a esterilização não muda a personalidade básica de um cão. Ele não sofre de qualquer forma quando castrados.

MITO: Meu cão é tão especial, quero que tenha filhotes assim como ele.

VERDADE: Um criador de cão profissional, cuja linhagem remontam há gerações, não tem qualquer garantia de obter uma característica particular em uma ninhada. Chances do proprietário do cão é ainda menor  Na verdade, toda uma ninhada de filhotes pode acabar ficando apenas com as piores características de seu cão de estimação e companheiro.

MITO: A esterilização e castração é muito caro.

VERDADE: Exitem centenas de maneiras de castração e esterilização, existem de todos os preços, você deve consultar um veterinário. Em São Paulo por exemplo existe um serviço gratuito, veja aqui.

MITO: Tenho amigos com casas disponíveis para todos os filhotes.

VERDADE: É verdade que você pode ter casas para seus filhotes, mas para cada casa que você encontrar,  é um animal no abrigo com uma casa  a menos. Além disso, você tem garantias de que as pessoas que levam seus filhotes não vai criá-los e, assim, agregar ainda mais cães para o problema? 

[Fonte][Fonte][Foto]

Voltar para o topo