Como Fazer Pesticidas Caseiros e Orgânicos Reviewed by Vida sustentável on . Para quem tem um jardim ou horta não existe nada pior que as pragas, eu mesmo tive um problema, minhas rosas estavam impregnadas de pulgões e a unica saída foi Para quem tem um jardim ou horta não existe nada pior que as pragas, eu mesmo tive um problema, minhas rosas estavam impregnadas de pulgões e a unica saída foi Rating: 0
Você está aqui:Home » Modo de Vida » Como Fazer Pesticidas Caseiros e Orgânicos

Como Fazer Pesticidas Caseiros e Orgânicos

Para quem tem um jardim ou horta não existe nada pior que as pragas, eu mesmo tive um problema, minhas rosas estavam impregnadas de pulgões e a unica saída foi fazer um inseticida caseiro, que funcionou super bem.

Abaixo selecionei alguns pesticidas caseiros, alguns também orgânicos e que tem ação comprovada.

Como Fazer Pesticidas Caseiros e Orgânicos

Conheça os benefícios do Alho para sua Saúde

Óleo de nim

Apesar de ser encontrado em lojas de jardinagem, o óleo de nim é considerado um produto natural.  Ele é indicado contra pulgões, lagartas, cochonilhas, ácaros, brocas, besouros, gafanhotos, nematóides, etc.

Para fazer uma solução, leia a bula ou dilua 10 ml de óleo de nim em um 1 litro de água e pulverize sobre a planta.

Folhas de Hortelã

O chá de hortelã tem a capacidade de repelir vários insetos, inclusive formigas. Ponha as folhas em água, para ferver, depois cubra e deixe em infusão por três minutos. Coe bem e aplique nas plantas só depois de frio.

Dentes de Alho

O alho atua contra fungos, bactérias e pulgões, já vimos que ele é bom também contra pulgas dos animais domesticos. Uma solução pode ser feita com 100g de alho, 500ml de água , 5 gramas de sabão neutro em pedra moído e 1 colher de óleo mineral.

O modo de preparo é simples, deixe o alho moído repousando por 24 horas no óleo mineral. Em outro recipiente, dissolva o sabão picado na água, de preferência quente para melhor dissolver. Depois, acrescente o alho, filtre e dilua a mistura em 20 partes de água.

Folhas de tomateiro

O chá de folhas de tomateiro tem ação inseticida principalmente contra os pulgões. Para fazer o chá, ferva  algumas folhas de tomateiro junto com pedacinhos de caule em 1 litro de água, espere esfriar e a plique nas plantas.

Flores de Camomila

O chá de camomila tem o poder de fortalecer as plantas novas e fracas. Para fazer a solução, ponha flores de camomila em um pote e despeje água fervente. Deixe em infusão as flores por no minimo por 5 minutos, depois coe e só aplique depois de frio.

Fumo de Corda

Este é o produto mais usado como pesticida no Brasil,  o caldo de fumo é muito usado contra cochonilhas, pulgões, larvas e ácaros. Para fazer a solução, pique 5 cm de fumo de corda e deixe de molho por 24 horas, em água e 1 colher de álcool. Depois coe e dilua a solução com água na proporção de 1 por 3 .

Pimenta do Reino

A pimenta do reino é ideal como repelente de pulgões, ácaros e cochonilhas. Para fazer a solução use 100 g de pimenta-do-reino em pó, 1 litro de álcool, 1 litro de água e 60 g de sabão de coco picado

Para preparar, deixe a pimenta-do-reino descansando no álcool durante uma semana. Ferva a água com o sabão de coco para dissolver, deixe esfriar e junte as duas soluções. Separe 250 ml, coloque em 10 litros de água e pulverize sobre as plantas.

Sabão

O sabão é usado no controle de cochonilhas e lagartas, para fazer a solução você precisa de 50 g de sabão de coco em pó e 5 litros de água fervente, adicione o sabão de coco em pó na água fervente. Essa solução deve ser pulverizada com frequência no verão e na primavera.

Atenção

Aplique os remédios caseiros com o borrifador até a cura da planta. Quando sentir melhora, dê um intervalo de 15 dias e repita. Não pulverize sob o sol para não queimar as folhas, use ao anoitecer ou bem pela manhã.

Outras leituras : Inseticida natural para agricultura orgânica e  Dicas de Jardinagem Ecológica

Voltar para o topo