Conheça o Autoexame de Pele Reviewed by Vida sustentável on . O autoexame de pele é um exame que qualquer pessoa pode fazer em casa e na sua própria pele, ou com o auxílio de outra pessoa. Esse exame é uma forma de você no O autoexame de pele é um exame que qualquer pessoa pode fazer em casa e na sua própria pele, ou com o auxílio de outra pessoa. Esse exame é uma forma de você no Rating: 0
Você está aqui:Home » Modo de Vida » Conheça o Autoexame de Pele

Conheça o Autoexame de Pele

O autoexame de pele é um exame que qualquer pessoa pode fazer em casa e na sua própria pele, ou com o auxílio de outra pessoa. Esse exame é uma forma de você notar algumas alterações ou anormalidades em sua pele, e até detectar precocemente o câncer de pele incluído o melanoma.

Se diagnosticado e tratado enquanto o tumor ainda não chegou mais profundamente na pele, o câncer e pode ser curado mais facilmente. Essa é uma boa maneira de detectar o câncer de pele precocemente. Nos EUA a American Cancer Society (ACS) recomenda o autoexame mensalmente.

Auto-exame de Pele

Durante o autoexame deve-se procurar por manchas que coçam, que descamam ou que sangram, pintas que mudam de tamanho, forma ou cor, e feridas que não cicatrizam a mais de 1 mês. Este autoexame não descarta o check-up com o seu médico durante os seus exames periódicos de saúde.

Como é o melanoma ?

Exite muita confusão entre uma pinta e o melanoma, temos que tomar cuidado, pois uma pinta pode se transformar em um melanoma, veja o descrito abaixo:

Assimetria – uma metade diferente da outra
Bordas irregulares – contorno mal definido
Cor variável – várias cores numa mesma lesão: preta, castanho, branca, avermelhada ou azul
Diâmetro – tamanho maior que 6 mm

Melanomas são uma forma particularmente perigosa de câncer de pele que pode ser completamente curado se detectado precocemente e completamente removida. A maioria dos melanomas são marrom, azul, preto, ou multi-colorida com marrons, vermelhos, azuis e negros.

Como fazer o Autoexame de Pele ?

Passo-a-passo do Autoexame:

O melhor momento para fazer o autoexame é depois do banho, Certifique-se de que o local é bem iluminado;
Vá na frente de um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e dos lados;
Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, os antebraços, braços e as axilas;
Examine as partes da frente, detrás e dos lados das pernas além da região genital;
Sentada(o), examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como entre os dedos;
Com o auxílio de um espelho pequeno de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas;
Finalmente, ainda com auxílio do espelho, examine as costas e as nádegas.
Certifique-se de verificar todo o seu corpo, completamente, não faltando nenhuma área.
Quando você se acostumar com o exame, vai se familiarizar com o seu corpo, e descobrir machucados, marcas de nascença e manchas que são normais;

Alertas

Se você notar alguma alteração ou anormalidades, consulte o seu médico imediatamente. Esteja particularmente atento para novas manchas escuras que podem ser melanomas.

Cuidados especiais

Evite a exposição ao sol das 10 dás 16 horas e utilize sempre filtros solares com fator de proteção 15 ou mais alto, além de chapéus, guarda-sóis e óculos escuros.

[Fonte][Foto]

Voltar para o topo