2013 vai ser o Ano Internacional da Quinua Reviewed by Vida sustentável on .   A Organização das Nações Unidas declarou que 2013 vai ser o Ano Internacional da Quinoa. Para quem não conhece quinua, ou quinoa, ela é uma planta nativa   A Organização das Nações Unidas declarou que 2013 vai ser o Ano Internacional da Quinoa. Para quem não conhece quinua, ou quinoa, ela é uma planta nativa Rating:
Você está aqui:Home » Modo de Vida » 2013 vai ser o Ano Internacional da Quinua

2013 vai ser o Ano Internacional da Quinua

2013 vai ser o Ano Internacional da Quinua

 

A Organização das Nações Unidas declarou que 2013 vai ser o Ano Internacional da Quinoa. Para quem não conhece quinua, ou quinoa, ela é uma planta nativa dos Andes, que produz um grão considerado muito importante na alimentação e na vida dos povos andinos. Um alimento perfeito segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas, 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar um pouco, em razão das 3.120 variedades de sementes.

 

Quinoa é Proteína Pura e vai virar comida em Marte

A quinoa contém todos os 8 aminoácidos essenciais e é considerada uma proteína completa, uma xícara de quinoa tem mais proteína do que um ovo. Por todas essas qualidades nutricionais a Agencia Espacial Americana (NASA) está considerando a quinoa como uma das melhores culturas para ajudar a sustentar a vida em estações espaciais e até em outros planetas.

 

2013 ano da Quinoa

 

O ano de 2013 foi declarado o Ano Internacional da Quinoa – “2013 International Year of Quinoa” (IYQ), pela Assembléia Geral da ONU em dezembro de 2011.

Quinoa, um alimento natural de alta valor nutritivo, tem sido mantida, protegida e preservada pelos povos andinos indígenas através de seus conhecimentos tradicionais e práticas de viver bem e em harmonia com a natureza. A Assembléia Geral, em sua resolução A/RES/66/221, adotada em 22 de dezembro de 2011, afirmou a necessidade de se concentrar a atenção do mundo sobre o papel que a quinoa pode desempenhar no fornecimento de segurança alimentar e nutricional, e na erradicação da pobreza. Ao declarar 2013 o Ano Internacional da Quinoa, a Assembleia também afirmou a necessidade de aumentar a consciência pública das propriedades nutricionais, econômicas, ambientais e culturais de quinoa.

FaceBook: 2013 International Year of Quinoa
[Foto]

comentários (1)

Voltar para o topo