10 Dicas para ter um Natal mais Ecológico e Sustentável Reviewed by Vida sustentável on .   O Natal é uma boa época para meditação, não importa a religião, como é feriado podemos todos aproveitar para colocar a nossa vida em dia e começar a pens   O Natal é uma boa época para meditação, não importa a religião, como é feriado podemos todos aproveitar para colocar a nossa vida em dia e começar a pens Rating:
Você está aqui:Home » Modo de Vida » 10 Dicas para ter um Natal mais Ecológico e Sustentável

10 Dicas para ter um Natal mais Ecológico e Sustentável

Árvore de Natal de Garrafas PET

 

O Natal é uma boa época para meditação, não importa a religião, como é feriado podemos todos aproveitar para colocar a nossa vida em dia e começar a pensar no ano que está chegando. Para quem comemora o Natal, essa é a hora de colocar as atitudes ecológicas e sustentáveis em prática, mostrando que você não quer apenas dar um presente material a quem ama, mas sim, quer dar um futuro mais limpo e ecológico.

 

Como ter um Natal mais verde

Aqui reunimos dez dicas para ter um Natal mais sustentável e ecológico, são atitudes simples, que não vão causar grandes mudanças na sua vida, mas vai ajudar a natureza causando menos impactos e diminuindo a sua pegada de carbono.

1- Árvore de Natal

Árvore de Natal de garrafas de plástico pet

 

Use apenas árvores de Natal artificiais, dé preferencia as árvores feitas de material reciclável e reciclado, evite as árvores feitas de cloreto de polivinilo (PVC). Aqui mesmo você vai encontrar dezenas de dicas de como fazer suas árvores de Natal, guirlandas e enfeites de material reciclado . Além disso as Árvores de Natal artificiais são fáceis de montar e desmontar e duram por muitos anos. Caso ainda queira ser tradicional, use uma árvore com raízes plantada em um vaso grande, assim ela pode ser re-plantada em seu jardim depois do Natal.

2- Presentes

Compre menos, planeje suas compras, o ideal é você ir comprando durante o ano quando existem mais promoções e você tem mais tempo. Pense bem, muitos presentes são realmente os gestos de delicadeza, você pode dar mais gastando menos. Pois nem todos os presentes têm que ser comprados em lojas e pode dar presentes que são pessoais e únicos.

3- Embrulhe

Embrulhe seus presentes em jornal ou outros papéis que você pode encontrar em sua casa, uma dica é ler o artigo 10 Maneiras Ecológicas de Embrulhar seus Presentes, vai ser surpreendente, vai ficar muito mais bonitos e ecológicos os seus presentes.

4- Cartão de Natal

Compre cartões de Natal feitos com papel reciclado, ou recicle você mesmo os papéis em casa, uma dica legal é o papel semente que é bem ecológico e surpreede que o recebe. Outra opção é usar o E-mail que apesar de mais frio é mais ecológico, pois não gasta papel e essa é uma boa razão.

5- Luzes de Natal

Use Luzes de Natal feitas de LED, elas são ecologicamente corretas e oferece a capacidade de gerar  mais luz com menos energia. A lâmpada de LED são frias, produz a luz sem causar o aquecimento comum em outras lâmpadas, se tornando mais seguras,  tem uma vida útil mais longa e  precisam de apenas 20% da energia necessária para produzir a mesma quantidade de luz que as lâmpadas convencionais.

Os preços das lâmpadas LED continuam caindo, elas são um investimento  que vai ser pago no primeiro ano de uso. Se você usar um temporizador,  evita deixá-las ligadas  toda a noite ou acesas durante o dia.

6 – Papai Noel só Reciclado

 

Boneco de Neve feito de copinhos descartáveis de café

 

O Papai Noel penduradinho na corda, de para-queda e  de cuecas são bonitinhos, mas nada ecológico. Evite comprar esses enfeites externos, geralmente duram apenas um ano devido a sua qualidade, são na sua grande maioria de origem Chinesa e podem trazer poluentes tóxicos em sua tinta ou plástico. Opte por um Papai Noel ou enfeite Reciclado como o acima.

7- Ceia de Natal

Não use pratos, copos ou guardanapos descartáveis, procure por produtos compostáveis ou reusáveis. A ceia de Natal deve ser pensada antes, use produtos da época que são mais baratos e de preferencia a alimentos orgânicos. A decoração da mesa pode ser feito com alimentos, um exemplo é a pipoca que pode simular neve, frutas como a banana, caju e a castanha do Pará são outros exemplos de produtos típicos Brasileiros que vão dar uma beleza especial a sua mesa e ainda pode ser comestível . Evite Desperdiçar Comida !

8 – Natal com acessibilidade

Se você tem fumantes como amigos ou na família, coloque cinzeiros no exterior da casa, isso vai evitar que seu jardim ou quintal seja atacado por bitucas. Devemos respeitar os dependentes químicos! Facilite o acesso caso tenha cadeirante, evite objetos pelos corredores se um cego for convidado, tente ser o mais receptivo e ajude na acessibilidade.

9 – Seja um verdadeiro Papai Noel

Faça uma doação a uma instituição que cuida de animais sem teto, de um Natal melhor a quem não pode pedir. Os animais abandonados precisam de você!

10 – Aproveite o espirito de Natal

Faça uma retrospectiva do ano, e programe um Ano Novo mais ecológico e sustentável. Veja quantas mudanças positivas que você pode fazer nesse novo ano, quanto você poderá economizar com pequenas mudanças e quanto de saúde vai ganhar mudando sua alimentação. Tudo isso são benefícios para você e sua família, pense nisso!

 

comentários (2)

  • Camila

    Olá! Legal o artigo, mas eu sugeriria uma dica ainda mais polêmica: o boicote ao Chester e ao Peru. Estes animais são criados em condições desumanas e sua produção polui muito o meio-ambiente, além de serem alimentados com transgênicos. Ninguém deveria comprar a carne desses animais, se não pela atrocidade de sua criação, pelo menos pela poluição ambiental que sua criação gera! Feliz Natal para o Chester e peru também! Eles merecem!

Voltar para o topo