Programa para Celular Testa se a Água está contaminada com Mercúrio Reviewed by Vida sustentável on .   O Mércurio é uma toxina mortal e persistente no meio ambiente, é facilmente disseminada em nosso ar e da água a partir de fontes tais como usinas de quei   O Mércurio é uma toxina mortal e persistente no meio ambiente, é facilmente disseminada em nosso ar e da água a partir de fontes tais como usinas de quei Rating:
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Programa para Celular Testa se a Água está contaminada com Mercúrio

Programa para Celular Testa se a Água está contaminada com Mercúrio

Programa para Celular Testa se Água está contaminada com Mercúrio

 

O Mércurio é uma toxina mortal e persistente no meio ambiente, é facilmente disseminada em nosso ar e da água a partir de fontes tais como usinas de queima de carvão, garimpos, poluição de empresas, etc. A maioria das contaminações por mercúrio em seres humanos vem através do peixe contaminado em águas poluídas. Se pudêssemos determinar o teor de mercúrio na água, isso poderia ajudar as pessoas a evitar o consumo de peixes e da água contaminada.

Os métodos de teste atuais não são simples ou baratos, e as amostras têm de ser enviadas para um laboratório para ser analisados, mas um novo método, bem mais fácil pode realmente ajudar a ampliar os testes de mercúrio na água.

Pesquisadores da Universidade de Burgos , na Espanha, desenvolveram uma folha de teste que muda de cor quando expostos ao mercúrio na água, o que permitirá a detecção de mercúrio de maneira rápida, barata e local. Os resultados do teste podem ser determinados quando fotografado com um celular e comparadas com valores de referência de cor, utilizando um programa de edição de imagem no próprio telefone celular.

 

As folhas de teste contêm rodamina, um composto orgânico fluorescente que atua como sensor de mercúrio,  as folhas foram calibradas para mudar de cor quando a contaminação por mercúrio na água é superior a 2 partes por bilhão de bivalente mercúrio Hg (II), que é o limite estabelecido pela EPA (US Environmental Protection Agency) para a água destinada ao consumo humano.

Em muitas áreas do mundo em desenvolvimento, usinas de carvão , descargas industriais e de escoamento  de extração mineral, podem contribuir para a aumentar o mercúrio na água, assim que ter um método rápido e acessível para determinar os níveis de poluição por mercúrio pode ser um grande passo para a preservação da  saúde humana.

[Fonte]

Voltar para o topo