Os perigos da Soda Cáustica em sua Casa Reviewed by Vida sustentável on .   Um dos produtos químicos mais perigosos de uso domiciliar são os desentupidores de esgoto e o limpa forno. Esses produtos tem como ingrediente principal   Um dos produtos químicos mais perigosos de uso domiciliar são os desentupidores de esgoto e o limpa forno. Esses produtos tem como ingrediente principal Rating:
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Os perigos da Soda Cáustica em sua Casa

Os perigos da Soda Cáustica em sua Casa

Os perigos da Soda Cáustica em sua Casa

 

Um dos produtos químicos mais perigosos de uso domiciliar são os desentupidores de esgoto e o limpa forno. Esses produtos tem como ingrediente principal o hidróxido de sódio, popularmente conhecida como soda cáustica. Apesar da soda cáustica estar também na formula de produtos como a do sabão, a quantidade é bem menor que nos desentupidores de esgotos. A Soda é um produto altamente corrosivo, ela reage com a gordura, dissolvendo rapidamente toda gordura e por isso é usado na fórmula dos produtos para desentupir ralos, pias e esgotos, principalmente na cozinha, sabão para lavar louça e limpadores de fornos.

 

A Soda Cáustica é usada na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos, biodiesel e mais uma centena de produtos. Ela é um produto altamente corrosiva para alguns metais como o alumínio, em contato com a nossa pele, a soda age de forma silenciosa, podendo causar sérios danos.

Mesmo o sabão que contem soda em pequenas quantidades, ao longo do tempo pode causar pequenas feridas, enfraquecimento, queda das unhas e problemas da pele. Quando em caso de extrema necessidade, use sempre usando luvas.

“Por mês 3 crianças são vítimas de acidentes com soda cáustica em Uberlândia. O  Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia  registrou  em 2010  37 ocorrências sendo 13 graves” Diz Jornal Correio

Perigos da Soda Cáustica

O que acontece quanto você engole Soda Cáustica: Causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.

O que acontece quanto você inala Soda Cáustica: Irritação com pequenas exposições e danoso ou mortal em altas doses.

O que acontece quanto a Soda Cáustica em contato com a pele: Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.

O que acontece quanto você deixa cair Soda Cáustica nos Olhos: Pode causar queimaduras, danos na córnea ou conjuntiva.

 

Conheça todos os produtos cáusticos de uso doméstico

Aqui uma pequena lista dos principais produtos de uso doméstico que contém o hidróxido de sódio ( soda cáustica ).

Limpeza

Desentupidor de esgoto, pias, ralos e canos;
Limpa forno;
limpadores para metais;
Removedor de ferrugem e desengripante;
Limpa vidros
Alvejantes e descolorantes para roupas
Amaciantes para roupas
Detergentes

Beleza

Tintura para cabelo ( com oxidantes);
Cremes para depilação;

Troque por produtos sem soda cáustica!

Procure produtos de limpeza ecológico, não se esqueça que quando você usa a  soda cáustica ou qualquer outro produto químico na limpeza de sua casa, para lavar as roupas ou para desentupir o esgoto, esses produtos vão acabar nos rios e contaminar o meio ambiente.

 

[Fonte][Foto]

Voltar para o topo