Os Benefícios de usar Adubo de Compostagem em seu jardim Reviewed by Vida sustentável on .   Já falamos muito sobre compostagem, se você ainda tem dúvida sobre o assunto veja os artigos sobre compostagem de nosso site, mas se você já sabe o que é   Já falamos muito sobre compostagem, se você ainda tem dúvida sobre o assunto veja os artigos sobre compostagem de nosso site, mas se você já sabe o que é Rating:
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Os Benefícios de usar Adubo de Compostagem em seu jardim

Os Benefícios de usar Adubo de Compostagem em seu jardim

Os Benefícios de usar Adubo de Compostagem em seu jardim

 

Já falamos muito sobre compostagem, se você ainda tem dúvida sobre o assunto veja os artigos sobre compostagem de nosso site, mas se você já sabe o que é compostagem mas ainda não tem uma composteira em sua casa, aqui vamos apresentar algumas razões para que você mude de idéia é se converta a  reciclagem de material orgânico em casa. Sem dúvida  a compostagem é a forma de controlar os resíduos domésticos mais prática, fácil e que minimiza o desperdício, trazendo um retorno benéfico para sua casa.

 

Basicamente o adubo orgânico que resulta da compostagem, é rico em nutrientes e ajuda a melhorar a composição do solo e reter líquidos.

 

Adubo de Compostagem melhora a estrutura do solo

Isso de acordo com a Universidade de Illinois, a estrutura do solo refere-se ao modo como que as partículas inorgânicas, tais como lama, areia e argila, combinam-se com as partículas orgânicas, como húmus e outros compostos. Solo com uma estrutura saudável é friável ao toque, permitindo muito espaço para o ar, água e energia para se mover livremente. A adição de composto para o seu jardim também ajuda a neutralizar o pH e melhorar a capacidade de troca catiônica (CTC) do solo, aumentando a sua capacidade de manter os nutrientes para uso das plantas.

Então, por que tudo isso importa?
Se você teve problemas no crescimento para obter certas frutas, vegetais ou plantas ornamentais em seu jardim, a estrutura do solo pobre pode ser o culpado. Pense desta forma: se o solo em seu jardim é duro e argiloso, raízes jovens tem que lutar para passar e obter os nutrientes de que necessitam para um crescimento saudável. Se o solo é arenoso, pode ter falta de nutrientes que as plantas precisam para prosperar.

Quando usados em quantidades suficientes, a adição de composto tem dois impactos imediatos e a longo prazo positivos sobre a estrutura do solo por adição de proteínas de húmus, de acordo com o Conselho de Compostagem dos EUA. Estas proteínas ligam-se em conjunto as partículas do solo, permitindo que o solo resista a compactação e aumentando a sua capacidade de manter a umidade e os nutrientes.

O Adubo de compostagem Aumenta a quantidade de nutrientes

Quando o material orgânico é decomposto em uma pilha de compostagem, o processo de decomposição produz o melhor adubo que você vai encontrar para toda teia alimentar do solo . Então, qual é a cadeia alimentar do solo? Simplificando: É uma comunidade de organismos que vivem suas vidas no solo, a partir de microorganismos, como bactérias e fungos para macrorganismos como minhocas e besouros. Enquanto criaturas assustadoras engatinhando em seu jardim podem não parecer muito atraente, todos esses organismos são essenciais para um solo saudável e só vai melhorar o rendimento das culturas que nele forem plantadas.

Além de uma teia próspera e um solo alimento, a matéria orgânica encontrada no composto introduz nutrientes vitais para o seu jardim, incluindo macronutrientes como azoto, fósforo e potássio e micronutrientes, tais como manganês, cobre, ferro e zinco.

Com esse adubo você usa menos água

Melhorar a estrutura do solo e aumenta a quantidade de nutrientes é mais do que a produção de culturas mais saudáveis. Solo fértil também tem retenção de umidade muito maior, permitindo que você use menos água em seu jardim. Com a introdução de matéria orgânica, o solo pesado está melhor equipado para reter a água e resistir a compactação.

Pesquisa recente também sugere que a adição de adubo para os solos arenosos podem aumentar a dispersão da umidade, permitindo que a água se mova lateralmente a partir do seu ponto de aplicação, reduzindo a erosão e o escoamento. O solo pode reter 16 mil litros de água por acre para cada 1% de material orgânico. Segundo o site Earth911, em entrevista ao dono da Fazendas Singh em Scottsdale, Arizona no EUA, ele disse que o solo saudável deve conter cerca de 5 por cento de material orgânico, ou seja, um acre dado pode prender 80.000 mais galões de água após a adição de composto.

 

Adubo de compostagem Afasta as doenças de plantas

 

“Pesquisa nos mostra que o solo tratado com composto tende a produzir plantas com menos problemas de pragas”, a Universidade de Illinois  diz em seu Guia de Compostagem para proprietários. As macro e microscópicas criaturas  também decompõem compostos orgânicos, como esterco, resíduos vegetais e pesticidas, impedindo-os de entrar na água e se tornar poluentes,  o que significa a adição de composto é benéfica tanto para o seu jardim e arredores de sua casa.

[Fonte][Foto]

 

Voltar para o topo