Os Benefícios das Árvores Urbanas Reviewed by Vida sustentável on .   Mesmo em pequenos espaços de sua casa, ou até mesmo na calçada é possível ter uma árvore, todos sabemos dos inúmeros benefícios, mas nunca é de mais ress   Mesmo em pequenos espaços de sua casa, ou até mesmo na calçada é possível ter uma árvore, todos sabemos dos inúmeros benefícios, mas nunca é de mais ress Rating:
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Os Benefícios das Árvores Urbanas

Os Benefícios das Árvores Urbanas

Benefícios das Árvores Urbanas

 

Mesmo em pequenos espaços de sua casa, ou até mesmo na calçada é possível ter uma árvore, todos sabemos dos inúmeros benefícios, mas nunca é de mais ressaltar a importância do verde perto de nossa casa. Para quem mora em áreas urbanas é ainda mais indicado,  as árvores urbanas podem esfriar, economizar energia, e até curar doenças.

 

 

Árvores em Ambiente Urbano atrai Pássaros,  melhora o ar e dá lucro

 Os Benefícios das Árvores nas Cidades!

 

O efeito de resfriamento do ar de apenas uma árvore é equivalente a 10 ar condicionados funcionando durante 24 horas por dia. Isso podemos ver no artigo Os Benefícios da Árvore com o infográfico abaixo, também vimos absorvição da água da chuva e a filtragem de poluição. As árvores ainda são capazes de absorver e bloquear o ruído do ambiente urbano, gerado pelo trânsito ou máquinas.

 

Os benefícios da árvore

 

Uma árvore plantada no lado oeste da sua casa vai resultar em uma economia de energia de 3% no prazo de cinco anos e uma poupança de 12% em 15 anos. As árvores reduzem a poluição particulada de 9 a 13%. Se você tem árvores em sua propriedade perto de sua casa, elas serão responsáveis por valorizar o imóvel em  quase 10% no valor venal.

Quando varias árvores, principalmente as árvores nativas e frutíferas, criam ecossistemas locais que fornecem um habitat e alimento para pássaros e outros animais. A biodiversidade é uma parte importante da arborização urbana.

A Árvore Modifica o Clima local

As árvores ajudam a resfriar as  famosas “ilhas de calor”  que se formam nos centros das cidades, estas ilhas são o resultado do armazenamento de energia térmica em aço, concreto e asfalto. As ilhas de calor causam um aumento da temperatura que pode chegar a 10 graus  a mais do que a periferia das cidades.

Se próximo a essa  ilha de calor for plantada uma grande área de árvores, elas podem reduzir a temperatura do ar a níveis normais. A árvore reduz a  temperatura do ar através da sombra, aumentando a umidade em climas secos por evaporação da umidade e reduzir a velocidade do vento.

Árvores também combatem o efeito estufa atmosférico, que é criado quando o calor do sol entra na atmosfera da Terra e é impedido de voltar ao espaço por causa dos  gases poluentes. O acúmulo de calor  é criado principalmente por atividades humanas, ameaçando a elevação da temperatura global a níveis sem precedentes na história humana. Cerca de metade do efeito estufa é causado pelo CO 2 .

As árvores agem como um dissipador de carbono através da remoção do carbono a partir de CO 2 e armazenando-o na celulose do tronco,  enquanto liberta o oxigênio de volta para o ar.  Uma árvore  saudáveis retem cerca de 13 quilos de carbono por ano, ou 2,6 toneladas por hectare por ano. A árvore também pode reduzir o efeito estufa pelo sombreamento das casas e prédios, isto reduz a necessidade de ar condicionado em até 30 por cento.

Esta combinação para remover o CO 2 da atmosfera, o armazenamento de carbono, na madeira, e o efeito de arrefecimento faz com que as árvores sejam uma das melhores ferramentas na luta contra o efeito estufa.

[Fonte][Foto]

Voltar para o topo