O que é Orgânico? Você realmente sabe o que é um Produto Orgânico? Reviewed by Vida sustentável on .   Quando você vai ao supermercado e compra um produto que diz no rótulo ser orgânico, será que ele é realmente Orgânico? Todos falam que os produtos orgâni   Quando você vai ao supermercado e compra um produto que diz no rótulo ser orgânico, será que ele é realmente Orgânico? Todos falam que os produtos orgâni Rating:
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » O que é Orgânico? Você realmente sabe o que é um Produto Orgânico?

O que é Orgânico? Você realmente sabe o que é um Produto Orgânico?

Horta orgânica

 

Quando você vai ao supermercado e compra um produto que diz no rótulo ser orgânico, será que ele é realmente Orgânico? Todos falam que os produtos orgânicos são melhores para a nossa saúde e nosso planeta, mais existe uma regulamentação de alimentos orgânicos? O produto orgânico é o mesmo que produto Natural? Procurei e copilei aqui algumas respostas para as minhas perguntas.

O que é Agricultura Orgânica

Produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias tóxicas e sintéticas. Os produtores não levam em conta apenas o alimento que produz, o meio ambiente também tem grande importância nesse tipo de cultura, como resultado desse processo ecológico temos produtos mais saudáveis, que garantem a saúde humana e do Planeta.

A agricultura orgânica busca equilibrar os ecossistemas, preservar a natureza com toda sua biodiversidade, conservar o solo e todos os seus ciclos e as atividades biológicas. Os produtos “in natura” e processados _ só podem ser considerados orgânicos se forem cultivados dentro de ambiente de plantio orgânico, respeitando todas as regras do setor.

 

Como ter certeza que é orgânico?

Antes de mais nada existem dois conceitos que são fundamentais na produção orgânica, um deles é a relação de confiança entre produtor e consumidor, acredito que é o mais difícil para quem mora nas grandes cidades já que quase sempre a produção orgânica vem do interior.

O segundo conceito é o controle de qualidade, esse pode ser mais fácil, já que existem empresas certificadoras que comprovam que o protuto que estamos consumindo é organico atraves de um selo.

Produto orgânico selo do sisorg

Como exemplo o selo SisOrg ( Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica ) é obtido por meio de uma certificação por auditoria, ou seja eles verificam a origem, como é feito o plantio e a manutenção da produção, mas o selo também pode ser obtido por um sistema participativo de garantia.

Já os agricultores familiares são os únicos autorizados a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificação, desde que integrem alguma organização de controle social cadastrada nos órgãos fiscalizadores.

Para ser orgânico tem estar na lei!

Existe uma lei sobre a cultura e comercialização dos produtos orgânicos no Brasil, a lei é a 10.831 de 23 de dezembro de 2003. Sua regulamentação, no entanto, ocorreu apenas em 27 de dezembro de 2007 com a publicação do Decreto Nº 6.323. Há ainda outros dispositivos legais que não vem ao caso.

 

Quais são as Regras para um produto orgânico?

Qual é o produto 100% orgânico

Podemos dizer que existem:

Produto 100% Orgânico;
Produto Orgânico;
Produto com ingredientes orgânicos;
Produto Natural.

O produto 100% Orgânico são os produto “in natura” cultivado seguindo todas as regras da produção e agricultura orgânica. Já o produto Orgânico contém, pelo menos, 95% de ingredientes organicamente produzidos, ou seja 100% Orgânico, excluindo água e sal.

O produto com ingredientes orgânicos deve conter, de 70% a 95% de ingredientes orgânicos, esse é o que causa mais confusão na população, abaixo de 70% de ingredientes orgânicos, o produto não pode ter nenhuma expressão relativa à ser produto orgânico.
Produto Natural é o produto contém menos de 70% de ingredientes orgânicos!

Podemos encontrar produtos orgânicos sem o selo de produtos orgânicos?

Depois de janeiro de 2011 todo produto orgânico comercializado em lojas e mercados tem que apresentar o selo brasileiro em sua embalagem. Como conhecemos o bem a burocracia do Brasil, sabemos que existem milhares de produtores de agricultura familiar que não tem dinheiro para realizar o processo de certificação, mas está em conformidade com a lei.

 

O Olho Consumidor – ilustrada por Ziraldo


Fonte: http://www.agricultura.gov.br/

comentários (1)

  • DENIS EDGARD BOTELHO

    PARABÉNS PELA PESQUISA E PELO ESTUDO REALIZADO.BOM ESPALHAR A INFORMAÇÃO.ABÇS.DENIS BOTELHO

Voltar para o topo