Como fazer um Limpador Multi Uso Caseiro e Natural Reviewed by Vida sustentável on . Todos os dias estamos expostos a milhares de substâncias químicas, a maioria não produzem efeitos nocivos a nossa saúde no curto prazo, mas a longo prazo esses Todos os dias estamos expostos a milhares de substâncias químicas, a maioria não produzem efeitos nocivos a nossa saúde no curto prazo, mas a longo prazo esses Rating:
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Como fazer um Limpador Multi Uso Caseiro e Natural

Como fazer um Limpador Multi Uso Caseiro e Natural

Limpador Multi-Uso Caseiro e Natural - Como fazer

Todos os dias estamos expostos a milhares de substâncias químicas, a maioria não produzem efeitos nocivos a nossa saúde no curto prazo, mas a longo prazo esses efeitos podem ser devastadores.  Muitas dessas substâncias tem substitutos naturais, o problema é que esses substitutos tornam inviável sua produção comercial , em larga escala ou o preço o tornaria proibitivo. Como as empresas visam os lucros é você que paga o preço pela facilidade.

 

 

Já fizemos muitos artigos ensinando como substituir produtos químicos por produtos mais naturais, que você mesmo pode fazer em casa. Alguns deles são o desentupidor de esgoto Caseiro ,tinta ecológica feita de Terra, etc.. Hoje iremos falar sobre o Limpador Multi uso, que é um limpador de uso geral muito usado na limpeza diária de residências e que todo mundo ou quase todo mundo tem em sua cozinha.

Os Perigos do uso do Limpador Multi-Uso

Um dos produtos químicos que são encontrados em muitos dos limpadores multiuso é o butoxietanol também conhecido como etileno glicol butil éter (EGBE). EGBE pode causar irritação nos olhos, vias respiratórias e pele quando utilizado indevidamente . A exposição repetida na pele pode causar irritação ou até queimaduras. A inalação de EGBE também deve ser evitada, pois pode causar doenças no sangue ou doenças nos rins ou o fígado. Ele também pode causar danos reprodutivos para os indivíduos que mantiverem  a exposição a longo prazo.

Alquil benzeno

O que é Alquil benzeno

Alquilbenzeno linear ou Alquil benzeno é uma família de compostos orgânicos (LAB), que são produzidos principalmente como intermediário na produção de agentes tensioativos, para uso em detergentes.

Riscos na saúde causados pelo Alquil benzeno

O LAB tem sido objeto de preocupação com seus efeitos sobre o ambiente e a saúde humana. O Regulamento do Conselho Europeu (CE) avaliou o ciclo de vida, consideradas as emissões resultantes e exposições ambientais e humanas. Após a avaliação da exposição, a caracterização do risco ambiental para cada alvo de proteção no sistema, aquático e terrestre solo foi determinada. O relatório conclui que não há preocupações com o meio ambiente ou a saúde humana. Não há necessidade de mais testes ou medidas de redução de riscos além daqueles atualmente praticados. Existem controvérsias de outros órgãos de saúde e ainda pairam dúvidas sobre o produto.

sulfonato ou sulfato de sódio

O que é sulfato de sódio

O sulfato de sódio é um salde sódio do ácido sulfúrico. Anidro, é um sólido cristalino branco conhecido como o mineral thenardita. Conhecido como sal de Glauber ou sal mirabilis. Com uma produção anual de 6 milhões de toneladas, é uma das maiores commodities químicas.

Riscos na saúde causados pelo sulfonato de sódio

É um dos mais danosos sais na conservação de estruturas: quando cresce nos poros de pedras ele pode produzir altas pressões, causando fraturas e levando à falhas na estruturas . Embora sulfato de sódio é geralmente considerado como não tóxico, deve ser manuseado com cuidado. A poeira pode causar asma temporária ou irritação nos olhos, o risco pode ser evitado usando proteção para os olhos e uma máscara de papel.

 

Faça você mesma seu Limpador Multi-Uso Ecológico

Depois dessa pequena aula sobre os produtos químicos que contém em seu limpador de uso geral, acho que chegou a hora de você se converter ao naturalismo, mesmo que seja apenas para usar seu limpador multiuso natural.

Pedaços de cascas de laranja ou limão
250ml de vinagre – o mais indicado são os brancos destilado
250ml Água – Sem ser Clorada
Algumas gotas de óleo essencial a seu gosto

Coloque em um recipiente de vidro as cascas e o Vinagre, feche e deixe descansar por no minimo 7 dias, eu recomendo deixar duas semanas. Filtrar o líquido retirando as cascas e impurezas, coloque ele em uma garrafa de pulverizador reciclado pela metade e complete a outra metade com água. 3 gotas de detergente “ecológico” é indicada para melhorar o desempenho do multiuso.

Agite bem e mão na massa! Pense bem, quanto menos produtos químicos você usar no seu dia-a-dia, menos riscos de cancer você vai ter e a sua velhice vai ser mais saudável.

Fonte pt.wikipedia.org

Voltar para o topo