Maracanã Sustentável terá Alto Desempenho Ambiental e Energético para a Copa de 2014 Reviewed by Vida sustentável on .   O estádio do Maracanã já sediou uma final de Copa do Mundo, e vai sediar a final da Copa do Mundo 2014. O governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria   O estádio do Maracanã já sediou uma final de Copa do Mundo, e vai sediar a final da Copa do Mundo 2014. O governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria Rating:
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Maracanã Sustentável terá Alto Desempenho Ambiental e Energético para a Copa de 2014

Maracanã Sustentável terá Alto Desempenho Ambiental e Energético para a Copa de 2014

Maracanã Sustentável terá Alto Desempenho Ambiental e Energético

 

O estádio do Maracanã já sediou uma final de Copa do Mundo, e vai sediar a final da Copa do Mundo 2014. O governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Light (empresa de eletricidade brasileira) e a EDF (Eletricité de France) vão instalar um sistema sofisticado de captação de energia solar no estádio, o projeto foi chamado de Maracanã Solar.

 

Maracanã Solar

 

Mais de 1.500 painéis solares serão montados no anel metálico que cobre o estádio. Os  módulos usados são da série YGE 245, estes módulos são células policristalinas que podem gerar até 245 watts cada uma. Um nova cobertura de lona tensionada, também vai gerar  energia limpa,  equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera.

Segundo o governo, o projeto do novo Maracanã seguirá o sistema LEED, sigla de “Leardership in Energy and Environmental Design”, certificado que significa liderança em energia e design ambiental, do Green Building Council Brasil, concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético.

 

Economia de Água

 

O estádio do Maracanã terá dispositivos economizadores de água e um sistema de captação de água de chuva, o que diminuirá o uso de água potável em 50% para irrigação do gramado. A chuva captada pela nova cobertura será utilizada também para o funcionamento dos banheiros, que terão torneiras inteligentes com fechamento automático e descargas ecológicas.

 

Economia de Energia

 

Ele também receberá ainda um moderno sistema de iluminação com lâmpadas de led, mais de 23 mil luminárias de baixa manutenção e de longa vida útil. Equipamentos econômicos de ar-condicionado e bombas mecânicas eficientes também estão na lista para a modernização do estádio Maracanã.

[Foto] [Fonte]

Voltar para o topo