Mapa Online do Desmatamento em Tempo Real – Global Forest Watch Reviewed by Vida sustentável on . Foi lançado no último dia 20 de fevereiro pelo Google, o mapa online Global Forest Watch, ele é um mapa que permite qualquer usuário acompanhar a situação das f Foi lançado no último dia 20 de fevereiro pelo Google, o mapa online Global Forest Watch, ele é um mapa que permite qualquer usuário acompanhar a situação das f Rating: 0
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Mapa Online do Desmatamento em Tempo Real – Global Forest Watch

Mapa Online do Desmatamento em Tempo Real – Global Forest Watch

Foi lançado no último dia 20 de fevereiro pelo Google, o mapa online Global Forest Watch, ele é um mapa que permite qualquer usuário acompanhar a situação das florestas mundiais via satélite, bem como o desmatamento, tudo online e em tempo real. Esse mapa é uma parceria entre o Google, mais de 300 especialistas em desenvolvimento, com o apoio da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Universidade de Maryland e  outros parceiros.

 

Global Forest Watch

Global Forest Watch mostra o desmatamento no Brasil

Logo na entrada do site, após aceitar os termos de uso, a página informa que de 2000 a 2012 foram destruídas 229,8 milhões de hectares de áreas verdes. O usuário não vai ter problemas na usabilidade, ele é bem parecido com o Google Maps, mas não é só informações tristes que o mapa oferece, em tons azuis ele mostra áreas que foram plantadas ou re-plantadas, já o desmatamento é em tom rosa.

Mas não é só as florestas do Brasil que estão em Perigo

O Global Forest Watch alerta sobre todo o mundo, podemos ver que uma grande área de florestas na Europa foram destruídas, no Canadá florestas ameaçadas, enfim, em todo o mundo o desmatamento está em situação crítica e tende a piorar. Tudo isso pela exploração madeireira, incêndios, mudanças climáticas e até doenças.

Veja: DNA vai ser usado para Combater o Desmatamento Ilegal

 Uma grande Ferramenta de monitoramento de florestas tropicais

A perda de florestas tropicais é um grande problema para o clima da Terra, sendo responsável por até um quinto da poluição de carbono ligadas à mudança climática. É também uma ameaça imediata para a saúde e o bem-estar de cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, que dependem das florestas para a alimentação ou atividades de subsistência. Esse número inclui cerca de 60 milhões de indígenas, entre eles um pequeno número de tribos nas profundezas das florestas que ainda nunca tiveram contato com a civilização.

“Global Forest Watch é democratizar a informação”, disse o administrador da USAID, Rajiv Shah.

Os dados da Universidade de Maryland e do Google revelam que o mundo perdeu 50 campos de futebol de florestas  a cada minuto nos últimos 12 anos. Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Indonésia são os países com a maior perda de cobertura de área verde.

Conheça o Global Forest Watch

Voltar para o topo