Faça Remédios Naturais e Caseiros contra Pulgas de seu Animal de Estimação Reviewed by Vida sustentável on . As rações dos animais de estimação são um grande coquetel de produtos químicos e transgênicos.  Então o quanto pudermos evitar estas bombas química iremos ajuda As rações dos animais de estimação são um grande coquetel de produtos químicos e transgênicos.  Então o quanto pudermos evitar estas bombas química iremos ajuda Rating: 0
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Faça Remédios Naturais e Caseiros contra Pulgas de seu Animal de Estimação

Faça Remédios Naturais e Caseiros contra Pulgas de seu Animal de Estimação

casinha de cachorro e gato ecologica

As rações dos animais de estimação são um grande coquetel de produtos químicos e transgênicos.  Então o quanto pudermos evitar estas bombas química iremos ajudar muito para uma vida saudável para seu animal,  vimos aqui  como fazer ração caseira e natural para seu cão e agora vamos falar sobre um mal que afrige 10 em cada 10 cães e gatos, as pulgas.

Os remédios, talcos, sprays e shampoos  contra pulgas no mercado são produtos químicos com substâncias poderosas, que não foram testadas o tempo suficiente (como acontece com os seres humanos)  para oferecer segurança para seu animal, especialmente em um animal mais velho ou fragilizado por uma doença.

Alguns relatos recentes de possível toxicidade neurológica são motivo de preocupação. Mas existem métodos mais naturais de controle de pragas, o cravo pode ser usado para espantar as pulgas dos animais domésticos, aqui também já vimos outro método de afastar as  pulgas de maneira ecológica  e com o pó de café usado,  você pode ajudar a matar pulgas sem causar danos a saúde do animal.

A pulga não mata, quem mata é Remédio contra a pulga

Segundo matéria do DailyPuppy , medicamentos contra pulgas e carrapatos são atualmente tratamentos comuns para animais de estimação. Eles são frequentemente vendidos ao balcão e aplicados a milhões de animais de estimação ao ano, no entanto, esses remédios contra pulgas trazem uma infinidade de riscos para ambos, os animais e os proprietários.

Os medicamentos estão cheios de produtos químicos tóxicos (que mata as pulgas e carrapatos) e se eles não são aplicados de maneira correta, complicações graves podem ocorrer com o animal.

Leve em conta que a medicação contra pulgas é altamente concentrada, quando aplicado a medicação em um animal, concentrações elevadas se infiltram na pele e no sistema circulatório do animal.

As toxinas que são usadas para matar as pulgas são também prejudicial para o animal e até ao ser humano se tiver contato com a pele. Aplicações irregulares podem causar problemas nervosos e podem deixar cães e gatos extremamente doentes e com efeitos irreversíveis.

Muitos destes medicamentos vêm em forma de xampu. A teoria é de que a medicação será aplicada, e em seguida enxaguada e retirada completamente do animal. É imperativo enxaguar o animal completamente, como cães e gatos tendem a lamber-se, qualquer resíduo de medicamento pode ser ingerido acidentalmente.

As toxinas nos remédios ante pulgas, mesmo apenas resíduos que ficaram no pelo, pode levar a danos no sistema nervoso, lesões cerebrais e podem ser fatais para alguns animais de estimação dependendo de seu porte ou dose usada.

O que são as Pulgas e como detectar

As pulgas são comuns, muitas vezes você pode vê-las correndo sobre o animal, particularmente onde a pelagem e menos esparsa, como na barriga e no focinho.

Uma pulga fêmea irá produzir 20.000 ovos em um período de apenas três meses e sobrevivem com o sangue do animal de estimação. Para detectar um infestação de pulgas examine o animal de perto, você tem que verificar a pele do animal, principalmente nas partes das costas.

Durante sua procura, você pode realmente não ver uma pulga, mas o mais provável é que você vai ver as evidências de que as pulgas deixam na pele do animal.

Você vai encontrar as fezes das pulgas, elas são parecidas com pequenos grãos de areia preto. Para determinar se o que você encontrou é ou não fezes de pulga, coloque o em um papel toalha molhado, se a sujeira se dissolveu em sangue vermelho, então você está realmente com um problema de infestação de pulgas.

Medicina Natural contra as pulgas para seu animal de estimação.

Não é facil combater as pulgas, pois apenas 5% das pulgas estão nos animais, os outros 95% estão espalhados pelo ambiente, pois estão em outra fase da vida da pulga, em forma de ovos, larvas e pupas.

O ideal é ter duas frentes de combate contra as pulgas, uma no animal e outra no ambiente.

Prevenção e combate contra Pulgas nos animais

Uma grande dica, que é simples para evitar as pulgas é usar alho nas refeições do animal, principalmente o cão tem uma boa aceitação ao alho, isso vai ajudar a mantê-lo livres de pulgas.

Uma outra dica apenas para cachorro é fazer uma coleira caseira contra pulgas, basta colocar semanalmente em uma coleira de tecido ou lenço, algumas gotas de um óleo de essências, que pode ser Eucalipto, Melaleuca, Gerânio, Citronela ou, Lavanda .

Alguns óleos para o pêlo do animal podem ser usado como uma defesa contra as pulgas, banhos com Alecrim, Eucalipto, Cânfora, Poejo e Alho podem manter o seu animal protegido e em caso de infestação ajuda a combater as pulgas.

Faça um spray de frutas cítricas, para fazer basta cortar fatias finas de limão, coloque-as em uma leiteira com água e aqueça até ferver, desligue o fogo e deixe a solução descaçar por 12 horas. Borrife no pelo do animal, apenas umedeça, verifique se ele se sente incomodado, cuidado não exagere.

A terra de diatomáceas ou diatomite é um produto bruto, que é apresentado em sua forma natural, ele é orgânico, não-tóxico e totalmente seguro para seu animal e para os seres humanos (por razões de ter variedades para diversos usos, certifique-se de comprar terra diatomácea para uso correto e seguro para a saúde).

A terra de diatomáceas mata os insetos retirando a umidade de seus corpos, basta o pó entrar em contato com o inseto.

Um pente fino pode ser uma arma contra as pulgas,  passe no pelo do animal diversas vezes ao dia para que surta efeito e diminua as pulgas.

Prevenção e combate contra Pulgas no ambiente

A primeira maneira de combater as pulgas no ambiente, ou seja, não só as pulgas, mas também os ovos, larvas e pupas é com o auxílio de um aspirador de pó.  lembre-se se jogar fora o saco do aspirador logo depois de aspirar para evitar que elas voltem ao ambiente.

Algumas plantas como o alecrim, cravo da índia, o cravo de defunto, erva de Santa maria são excelentes repelentes, você pode colocar essas plantas, galhos e folhas diretamente nos locais onde os animais ficam.

Lave todas as roupas de cama do animal, brinquedos, roupinhas, enfim, tudo que possa conter vestígios das pulgas.  Deixar de molho por no minimo 20 minutos e depois de lavado mais 20 minutos na secadora quente, isso irá matar pulgas, ovos, larvas e pupas.

Outra dica é fazer armadilhas, em um prato coloque água com algumas gotas de detergente, e deixe-a em lugares estratégicos, troque a água diariamente. Para melhorar a eficacia e atrair mais pulgas coloque uma lampâda em cima do prato, o calor vai atrair e quando pularem cairão dentro do prato.

Lembre-se que mesmo sendo produtos naturais podem ser perigosos para animais e pessoas.  Sempre consulte o veterinário antes de aplicar qualquer remédio caseiro.

[Fonte]

Voltar para o topo