Dia Mundial da Água 2013 – Não vamos poder comemorar Reviewed by Vida sustentável on .   O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente no dia 22 de Março como forma de chamar a atenção para a importância da água doce e defender o manejo suste   O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente no dia 22 de Março como forma de chamar a atenção para a importância da água doce e defender o manejo suste Rating:
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Dia Mundial da Água 2013 – Não vamos poder comemorar

Dia Mundial da Água 2013 – Não vamos poder comemorar

Dia Mundial da Água

 

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente no dia 22 de Março como forma de chamar a atenção para a importância da água doce e defender o manejo sustentável dos recursos hídricos do planeta. Um dia internacional para celebrar a água que bebemos. A Assembléia Geral da ONU respondeu com a designação que 22 de março de 1993 iria ser o primeiro Dia Mundial da Água. Cada ano, o Dia Mundial da Água destaca um aspecto específico da água e esse ano o tema é Cooperação da Água.

 

Que fazemos com a água?

 

No Brasil não temos muito o que comemorar, os reservatórios no sudeste estão abaixo do nível e no nordeste a seca destrói plantações e gado. Será que isso tudo não é previsível? O aquecimento global e as mudanças climáticas estão cada vez mais severas e se as autoridades não fizerem nada para contornar esses problemas, a água em breve, mesmo em nosso páis vai ser artigo de luxo e para poucos.

Atualmente Seis estados do Nordeste brasileiro ainda sofrem com a seca, que afeta 10 milhões de pessoas. Na Bahia, em Alagoas, Sergipe, Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte chove apenas em pontos isolados, o que não resolve a situação, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a baixa temperatura dos oceanos Pacífico e Atlântico é a causa da falta de chuva na região.

Em Recife, já existe racionamento em 82 bairros da região metropolitana são afetados pela falta d´água. De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, a medida foi adotada porque uma das barragens opera com apenas 19% da capacidade.

Chuva do verão não foi suficiente para recompor nível de hidrelétricas. O país entra em um período em que costuma chover menos do que no verão. Por isso, a tendência é que o volume de água nas represas comece a diminuir. O problema é que o índice atual está bem abaixo da média para esta época.

 

dia mundial da agua

 

20 Maneiras de Ajudar o meio Ambiente sem Sair de sua Casa

[Fonte] [Fonte][Fonte]

Voltar para o topo