Conheça os piores Plásticos que Você deve Evitar Reviewed by Vida sustentável on . Infelizmente no Brasil é muito usado o plastico, porem é pouco reciclado, existe uma dependência "química" deste produto. Não é só seu fim trágico em lixões, ri Infelizmente no Brasil é muito usado o plastico, porem é pouco reciclado, existe uma dependência "química" deste produto. Não é só seu fim trágico em lixões, ri Rating: 0
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Conheça os piores Plásticos que Você deve Evitar

Conheça os piores Plásticos que Você deve Evitar

Infelizmente no Brasil é muito usado o plastico, porem é pouco reciclado, existe uma dependência “química” deste produto. Não é só seu fim trágico em lixões, rios e no mar, que é um risco, os plásticos são de vários tipos e alguns são mais perigosos que outros.

Alguns plásticos devem ser evitados devido aos efeitos potencialmente tóxicos e como consequência causam problemas graves para a nossa saúde.

Conheça os piores Plásticos que Você deve Evitar

Uma dica de como descobrir qual o plástico se deve evitar é a verificação do seu símbolo de reciclagem e saber o que esses números dentro do triangulo no código de reciclagem significa.

Reciclagem: Os tipos de plástico e seu uso

Conheça os Plásticos que você deve evitar

O plástico numero 3

Cloreto de polivinila – PVC

Encontrado em canos, frascos,  brinquedos, cortinas de chuveiro, garrafas de detergente, xampu, frascos de óleo de cozinha, embalagens de alimentos, encapamento de fio, equipamentos médicos, tapumes, janelas, etc.

Este plástico tem um grande risco de liberação em sua degradação de produtos tóxicos, como os ftalatos em alimentos e bebidas. Além disso, a fabricação de PVC é conhecido por liberar dioxinas altamente tóxicas para o meio ambiente.

O plástico numero 6

Poliestireno – PS

O Poliestireno, mais conhecido como isopor, é encontrado em placas, copos descartáveis, bandejas de carne, caixas de ovos, garrafas, etc.

Você deve tomar cuidado especial para copos de isopor que, quando aquecido, podem liberar produtos  potencialmente tóxicos.

O plástico numero 7

Outro : PC , PLA, etc..

O chamado plásticos “diversos”, o n º 7 é um termo genérico para vários tipos de plásticos, incluindo aqueles encontrados em mamadeiras, garrafas de cinco litros de água, materiais a prova de bala , óculos, DVDs, cases,  embalagens para alimentos, certos nylons, etc.

Estes plásticos são feitos de várias resinas, que não se encaixam em nenhuma outra categoria, enquanto que alguns são seguros, alguns são suspeitos, difícil saber o seu nível de segurança.

Alguns contêm Bisfenol A (BPA), um estrogênio sintético que ataca o sistema hormonal humano, causando diversos efeitos sobre a saúde . Veja: Bisfenol é Banido em Copos e Mamadeiras nos EUA

Conheça os outros plásticos em  Reciclagem: Os tipos de plásticos – Números de identificação e seu uso

Voltar para o topo