Conheça Algumas Maneiras Simples de Reduzir sua Pegada de Carbono Reviewed by Vida sustentável on . Na realidade a pegada de carbono é uma forma de medirmos o impacto que causamos no meio ambiente, ela é baseada na quantidade de CO2 que produzes no dia-a-dia, Na realidade a pegada de carbono é uma forma de medirmos o impacto que causamos no meio ambiente, ela é baseada na quantidade de CO2 que produzes no dia-a-dia, Rating:
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Conheça Algumas Maneiras Simples de Reduzir sua Pegada de Carbono

Conheça Algumas Maneiras Simples de Reduzir sua Pegada de Carbono

Pegada de carbono
Na realidade a pegada de carbono é uma forma de medirmos o impacto que causamos no meio ambiente, ela é baseada na quantidade de CO2 que produzes no dia-a-dia, ou seja é a medição de gases de efeito estufa que individualmente produzir em nossas atividades diárias.

Com o aumento da atividade humana, a pegada de carbono também aumentou muito, Como todos nós liberação certa quantidade de dióxido de carbono, direta ou indiretamente todos os dias e monitorando de perto as nossas atividades podem ajudar a reduzir o impacto que produzimos sobre o meio ambiente.

 


Devido à crescente consciência entre os indivíduos, muitos passos já estão sendo tomadas para minimizar os efeitos dos humanos no planeta. Através de práticas simples e eficaz, todos nós podemos fazer a nossa parte para garantir que os recursos do nosso planeta são sustentadas ao mesmo tempo reduzir nossa pegada de carbono.

Alimentos orgânicos e locais.

Tente comprar seu alimento orgânico e com um preço justo, geralmente o preço do orgânico é superior ao comercial, mas quase sempre vale a pena, comparando preço entre orgânicos essa diferença vai diminuir.
Se o alimento é cultivado em sua própria cidade, ele se torna mais ecológico, pois com isso não tem de viajar de tão longe para chegar ao mercado. Por exemplo, os morangos percorre uma longa distância e por isso tem uma pegada de carbono de grande porte.
Se possível, certifique-se de comer em restaurantes que servem alimentos da época ou produzidos localmente. Eles são muito mais saudáveis, causam menos desperdício e diminuem as chance de terem produtos químicos.

Evite água engarrafada

A venda de água engarrafada produz uma grande pegada de carbono, pois ela é geralmente engarrafada em um determinado lugar e transportadas para diferentes estados e regiões. Tente comprar uma garrafa de água reutilizáveis ou recicláveis ou até mesmo levar água de casa.
Atualmente, muitos restaurantes têm tomado a iniciativa de utilizar sistemas de filtragem de água da torneira, para servir a seus clientes em substituição da água engarrafada .
Aqui no Brasil já existe até uma iniciativa chamada ” Água na Jarra ” da ONG Igtiba, que valorizar a água filtrada e tratada, que é um direito universal de todo cidadão. Essa iniciativa, incentiva o consumo da água tratada e filtrada em substituição à água engarrafada.
Promovendo o consumo responsável da água em restaurantes, empresas, hotéis e até em residências, eliminando os impactos ambientais negativos e a alta pegada de carbono associados à produção, transporte , armazenagem e descarte das garrafas e copos descartáveis de água.

Plante em seu jardim Flores e plantas nativas

Utiliza espécies de plantas nativas em seu jardim, não só porque eles tendem a crescer bem em seu ambiente natural, mas também porque as plantas são a melhor maneira de compensar as emissões de carbono.
O cultivo de plantas exóticas podem representar uma grande ameaça para o crescimento de outras espécies nativas. Plantas nativas também reduzir a pegada de carbono, pois não tem de viajar uma longa distância como as plantas exóticas.

Embalagens e Sacolas

Sempre que você for as compras certifique-se de ir às lojas que mantêm a sua embalagem a um mínimo. Evite comprar mercadorias em sacolas de plásticos , utlize as caixas de papelão, ou leve a sua própria sacola de pano ou as eco-sacolas. Isto reduzir os resíduos e transforma sua pegada menos impactante.

Torne suas viagens mais direta

Se você tiver que viajar longas distâncias, faça todo o possível para encontrar um modo direto de transporte ao seu destino. Ele torna a viagem mais fácil e também reduz o impacto de carbono.

Economize gastando tempo com sua família

Reunião em família é a melhor maneira de gastar tempo com qualidade, confraternização com seus entes queridos reduz o impacto de carbono. Jantar, churrasco e entretenimento para grandes grupos é mais fácil, menos caro e utiliza recursos como menor consumo de gás e eletricidade.

Pesquise mais

Certifique-se de pesquisa ou descobrir tudo que puder sobre o produto que pretende comprar. Isso ajudará a mantê-lo informado sobre os usos do produto, ingredientes e consumo. Uma vez que cada item em uma loja tem a sua própria pegada de carbono, sabendo o quanto isso pode impactar o ambiente fará você decidir pelo produto de menor pegada e maior eficiência.

Desliga-se

Desligue e tire da tomada sempre os aparelhos ou dispositivos que não estão em uso. Telefones celulares, Notebooks, televisores, tocadores de música e outros aparelhos eletrônicos pode ser desligado quando não em uso, como o fazem desviar uma quantidade de energia mesmo em modo de espera. Se você estiver indo em um feriado prolongado, você pode mudar o seu aquecedor de água para “férias”  ou desligue-o completamente. Não só vai ajudar a reduzir o consumo de energia, mas também é mais seguro em caso de curto-circuitos.

Reduzir, reutilizar e reciclar

Os três “R” podem ajudar muito na redução da sua pegada de carbono. Não comprar produtos em excesso e tentar reutilizá-los tanto quanto puder. Se o produto pode ser reciclado, siga os métodos adequados de eliminação. Você pode separar os resíduos de acordo com o que pode ser reciclado e o que não pode.
Isto irá simplificar a sua tarefa de manter o lixo mais organizada.

[Fonte] [Foto]

Voltar para o topo