Como produzir Óleo de Citronela – Repelente de Mosquito Caseiro e Ecológico Reviewed by Vida sustentável on . Toda vez que o verão chega lembramos de praia, sol, e  infelizmente, os mosquitos da dengue, chikungunya, etc.  É quase impossível você ir a praia sem ter que v Toda vez que o verão chega lembramos de praia, sol, e  infelizmente, os mosquitos da dengue, chikungunya, etc.  É quase impossível você ir a praia sem ter que v Rating: 0
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Como produzir Óleo de Citronela – Repelente de Mosquito Caseiro e Ecológico

Como produzir Óleo de Citronela – Repelente de Mosquito Caseiro e Ecológico

Toda vez que o verão chega lembramos de praia, sol, e  infelizmente, os mosquitos da dengue, chikungunya, etc.  É quase impossível você ir a praia sem ter que voltar para casa todo mordido por mosquitos, borrachudos e pernilongos.

Nas farmácias atualmente existem milhares de repelentes, que além de repelir os mosquitos também trazem problemas até mais graves que o próprio mosquito, como a intoxicação por contaminação, irritação e alergias graves.

Além disso o cheiro dos repelentes não são muito agradáveis, os inseticidas espalhados pelo ambiente é desagradável, contaminante e mata os pobres insetos que só querem se alimentar para sobreviver.

Mas existem maneiras legais, uma alternativa mais ecológica e saudável é fazer o seu próprio repelente de insetos natural que não os mata e sim os espanta.

Se seu problema são os mosquitos da dengue, existe um artigo que mostra como usar as Plantas Contra o Mosquito da Dengue.

Você pode fazer uma dedetização caseira, ecológica e orgânica , ou um controle de pragas ecológica. Também mostramos como evitar as pragas das plantas com o inseticida natural para agricultura.

Como fazer um Repelente de Insetos Caseiro

Como Vencer o Mosquito da Dengue de Maneira Ecológica

A citronela é uma planta parecida com o capim limão e erva cidreira, a folha da citronela cresce aproximadamente até 2 metros e apresenta caule avermelhado em sua base.

A citronela é normalmente plantada em pequenas hortas como barreiras físicas para afastar algumas  pragas como a da mosca branca, com isso pode-se plantar tomate e brócolis, sem a utilização de pesticidas, de modo orgânico.

As principais substancias químicas de citronela é o geraniol e citronelol , são anti-sépticos, por isso seu uso em desinfetantes domésticos e sabonetes.

A maioria dos repelentes naturais vendidos no Brasil tem como base a citronela, também pode ser usada  innatura, em vasos, ou usado seu óleo e essência.

Extração caseira do Óleo de Citronela

A extração caseira do óleo de citronela não é simples, uma das maneiras é colocar folhas de citronela em uma panela de pressão com água, mas o problema está em recolher o óleo que está no vapor que sai da panela.

Veja o vídeo como extrair óleo de citronela.

Você pode usar o óleo de citronela no corpo, basta misturar uma parte de óleo essencial de citronela com duas partes de óleo de amêndoas. Atenção Não tome sol e só use em adultos.

Com um difusor para aromaterapia e duas gotas do óleo essencial de citronela na água pode ter resultados excepcionais.

Curta o verão livre dos insetos e de maneira ecológica!

Voltar para o topo