Aprenda a usar as Plantas Contra o Mosquito da Dengue Reviewed by Vida sustentável on .   Não é de hoje que plantas são usadas para repelir insetos, desde 2009 algumas cidades do interior de São Paulo combatem à dengue de maneira natural e sus   Não é de hoje que plantas são usadas para repelir insetos, desde 2009 algumas cidades do interior de São Paulo combatem à dengue de maneira natural e sus Rating:
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » Aprenda a usar as Plantas Contra o Mosquito da Dengue

Aprenda a usar as Plantas Contra o Mosquito da Dengue

Aprenda a usar as Plantas Contra o Mosquito da Dengue

 

Não é de hoje que plantas são usadas para repelir insetos, desde 2009 algumas cidades do interior de São Paulo combatem à dengue de maneira natural e sustentável. Elas usam uma planta chamada crotalária, começou na cidade de Monte Aprazível, localizada a 489 km da capital, e em pouco tempo se espalhou por outras cidades da região.

 

 

A crotalária atrai predadores

 

No caso da crotalária não há comprovação científica da eficácia contra o mosquito da dengue. Mas teoricamente, a flor amarela atrai as libélulas que, por sua vez, são predadores naturais do aedes aegypti, o mosquito da dengue. As libélulas também colocam os ovos em água limpa e parada e suas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive as do mosquito da dengue.

 

A citronela é a solução ecológica segundo os cientistas


A citronela é uma planta de origem asiática, e a muito tempo é usada como repelente natural dos mosquitos, entre eles o aedes aegypti, o mosquito da dengue.

A cidade de Gavião Peixoto, promoveu uma nova iniciativa, e está usando as duas plantas, a crotalária e a citronela juntas, mudas de citronela e sementes da crotalária estão sendo distribuídas para a população a fim de diminuir os casos dengue na cidade.

 



Algumas plantas são alimento para o Mosquito da Dengue

 

Uma pesquisa inédita feita na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul descobriu que uma planta serve de alimento para o mosquito da dengue. A Coroa-de-cristo é um arbusto espinhoso muito usada como cerca viva e planta ornamental.

 

Segundo os pesquisadores, quando o mosquito da dengue se alimenta do néctar das flores da coroa-de-cristo ele pode sobreviver por até 30 dias. Só as fêmeas se alimentam de sangue e néctar, os machos se alimentam exclusivamente de néctar, foi descoberto apenas um dos alimentos os pesquisadores estão dispostos a descobrir outras fontes de alimento para o aedes aegypti.

 

[Foto]

comentários (1)

Voltar para o topo