A Importância da Vegetação no Planeta Reviewed by Vida sustentável on .   Muitas vezes não damos a devida importância aos parques e florestas. Achamos que a questão do reflorestamento, a preservação da Amazônia, do Serrado ou d   Muitas vezes não damos a devida importância aos parques e florestas. Achamos que a questão do reflorestamento, a preservação da Amazônia, do Serrado ou d Rating:
Você está aqui:Home » Meio Ambiente » A Importância da Vegetação no Planeta

A Importância da Vegetação no Planeta

A Importância da Vegetação no Planeta

 

Muitas vezes não damos a devida importância aos parques e florestas. Achamos que a questão do reflorestamento, a preservação da Amazônia, do Serrado ou da Mata Atlântica são coisas de ambientalistas fanáticos e apocalípticos. Mas é possível provar a importância da vegetação e das árvores para a saúde da terra com uma experiencia simples, que mostra como a vegetação ajuda a fixar a terra evitando a erosão do solo e a perda de nutrientes.

 

A Prova da Importância da preservação da Vegetação

Este simples experimento mostra a importância de preservarmos o meio ambiente com toda sua flora. No primeiro balde à esquerda, a água que corre através do solo com vegetação, sai clara, quase intacta.

No segundo balde, onde existe uma cobertura de folhas, a água sai de cor um pouco mais escura, mas mesmo assim não provoca maiores problemas.

No terceiro e ultimo balde, onde não existe nem vegetação ou cobertura de folhas, a terra com nutrientes é arrastada pela água e provoca a erosão do solo. A água sai barrenta, com os nutrientes do solo, o resultado é um solo infértil e um terreno todo erodido.

É muito mais barato plantar uma árvore que combater a erosão.

 

[Fonte]

Voltar para o topo