Reduzir o seu Lixo é ter uma Vida Sustentável e Saudável Reviewed by Vida sustentável on .   O mês de Dezembro é o que mais gera resíduos durante o ano, o ano inteiro caminhamos para uma vida sustentável, mas quando chega no final de ano parece q   O mês de Dezembro é o que mais gera resíduos durante o ano, o ano inteiro caminhamos para uma vida sustentável, mas quando chega no final de ano parece q Rating:
Você está aqui:Home » Gestão de Resíduos » Reduzir o seu Lixo é ter uma Vida Sustentável e Saudável

Reduzir o seu Lixo é ter uma Vida Sustentável e Saudável

Reduzir os seus resíduos é ter uma Vida Sustentável e Saudável

 

O mês de Dezembro é o que mais gera resíduos durante o ano, o ano inteiro caminhamos para uma vida sustentável, mas quando chega no final de ano parece que esquecemos tudo que aprendemos, o lixo vence, o espirito natalino nos faz voltar a ser os capitalistas sedentos pelo consumo sem pensar na poluição e dano ao meio ambiente que causamos com esse comportamento. Seria uma utopia um dias gerarmos zero resíduos?

 

 

É sim possível ter desperdício zero! Ou quase zero! Eu fiz uma experiencia durante um mês, fiz um controle do que estava sendo jogado fora, separei o que poderia ser reciclado, o que eu podia reusar, compostei o lixo orgânico, somente coloquei no lixo o que realmente era necessário e o resultado foi surpreendente.

 

Fiquei muito surpreso quando consegui diminuir em mais de 70% o lixo produzido, percebi que se mudar os hábitos de compra, dando prioridade para alguns tipos de embalagens posso diminuir ainda mais. Só que existe algumas limitações, o bairro que moro na cidade de São Paulo não tem coleta de lixo seletivo, tenho que levar os recicláveis para Ecopontos, que são locais disponibilizados pela prefeitura para o descarte de resíduos recicláveis.

 

Outra limitação é a falta de opção, tudo que você compra no supermercado vem em algum tipo de embalagem como saco plástico , pote plástico, caixa de papelão, frascos de vidro e latas. Em alguns Itens podemos substituir os alimentos industrializados por produtos frescos e a granel, isso reduz consideravelmente o volume de resíduos.

 

O consumismo e a facilidade são os inimigos para a redução do lixo, os produtos descartáveis devem ser banidos ou comprados somente o estritamente necessário. Como exemplo troquei as pilhas comuns por baterias recarregáveis em todos os meus aparelhos eletrônicos e também passei a usar lâminas de barbear ao invés de aparelhos de barba descartáveis.

 

Eu acho que você também poderia prestar mais atenção ao seu lixo, o crescimento da classe média aumentou o volume de lixo e os aterros para captação de lixo estão diminuindo, e ficando cada vez mais longe das cidades. Isso vai encarecer a coleta e com certeza será repassada para os cidadãos. Zurique na Suiça, por exemplo, cobra dos moradores o recolhimento por saco, por volta de R$ 4,00 , como resultado o lixo doméstico diminuiu 40%. Podemos mudar o hábito agora, ou esperar que nosso bolso sinta o peso do lixo.

[Foto]

Voltar para o topo