Papa-Lâmpadas Recolhe Lâmpadas fluorescentes usadas e dá um Destino Sustentável Reviewed by Vida sustentável on .   As lâmpadas fluorescentes tem um grande impacto na natureza ao serem descartadas no meio ambiente sem o devido cuidado, elas contem mercúrio, ele é tóxic   As lâmpadas fluorescentes tem um grande impacto na natureza ao serem descartadas no meio ambiente sem o devido cuidado, elas contem mercúrio, ele é tóxic Rating:
Você está aqui:Home » Gestão de Resíduos » Papa-Lâmpadas Recolhe Lâmpadas fluorescentes usadas e dá um Destino Sustentável

Papa-Lâmpadas Recolhe Lâmpadas fluorescentes usadas e dá um Destino Sustentável

Papa-Lâmpadas Recolhe Lâmpadas fluorescentes usadas e dá um Destino Sustentável

 

As lâmpadas fluorescentes tem um grande impacto na natureza ao serem descartadas no meio ambiente sem o devido cuidado, elas contem mercúrio, ele é tóxico não só para os seres humanos, como também para os animais. No solo o mercúrio é levado pelas chuvas aos mananciais, contaminando os peixes e toda cadeia alimentar.

 

 

Em Janeiro último o Ministério de Minas e Energia publicou as Portarias nº 1007 e 1008, onde estabelece o fim da comercialização de lâmpadas incandescentes no país até 2016. Com essa medida vai aumentar o consumo de lâmpadas fluorescentes, e para evitar a contaminação, algumas empresas  licenciadas pelo IBAMA,  já realizam o descarte correto das lâmpadas, vamos conhecer uma delas nesse artigo.

Dá necessidade do descarte correto das Lâmpadas fluorescentes surgiu o Papa-Lâmpadas. O Funcionamento do Papa-lâmpadas é simples, ele consiste de um tambor 200 litros com triturador e aspirador de gases, nele a lâmpada é inserida, o equipamento possui três filtros, um filtra para o pó fosfórico, um segundo filtra as partículas de vidro, e outro filtro para a retenção dos gases. O Papa-Lâmpadas tem capacidade para compactar cerca de 850 lâmpadas. Entre as vantagens desse equipamento está a eliminação dos riscos do manuseio e os custos de transporte no descarte.

A Naturalis Brasil, uma empresa de São Paulo é a fabricante do Papa-Lâmpadas

Papa Lâmpada

” Operação Papa-Lâmpadas “

O Papa Lâmpadas já foi testado no Instituto de Tecnologia da Universidade de São Paulo, onde recebeu certificação por atender de forma excelente à norma ABNT-NBR 10.004, que dispõe sobre o descarte de resíduos sólidos.

Segundo o fabricante ainda existe a vantagem da econômica da diminuição real dos preços praticados por Lâmpada descontaminada, o ganho de grandes áreas produtivas desperdiçadas no armazenamento de lâmpadas queimadas e a
construção de uma boa imagem junto à comunidade.

[Fonte]

Sobre o autor

Apenas alguem em busca de uma vida sustentável, um mundo mais feliz, que respeite a natureza e que use a tecnologia em beneficio de todos, principalmente da vida.Veja mais artigos de

Número de entradas : 1511

comentários (1)

  • Kléber

    Vejo com preocupação esta intenção do governo de retirar do mercado as lâmpadas incandescentes por si só. Deveria-se juntamente estimular a produção e o barateamento das lâmpadas LED, que além de econômicas são isentas destes metais pesados das fluorescentes.

Voltar para o topo