Curso de Introdução ao Projeto de Sistemas de Aquecimento Solar Reviewed by Vida sustentável on . O mercado de aquecimento solar em dezenas de países do planeta vem crescendo e se consolidando nos últimos anos. No Brasil o crescimento é vigoroso e em 2008 fo O mercado de aquecimento solar em dezenas de países do planeta vem crescendo e se consolidando nos últimos anos. No Brasil o crescimento é vigoroso e em 2008 fo Rating:
Você está aqui:Home » Energia alternativa » Curso de Introdução ao Projeto de Sistemas de Aquecimento Solar

Curso de Introdução ao Projeto de Sistemas de Aquecimento Solar

Curso de Introdução ao Projeto de Sistemas de Aquecimento Solar

O mercado de aquecimento solar em dezenas de países do planeta vem crescendo e se consolidando nos últimos anos.

No Brasil o crescimento é vigoroso e em 2008 foram instalados mais de 670 mil metros quadrados de coletores solares no país, que hoje acumula 4,5 milhões de metros quadrados de coletores solares que aquecem a água de mais de 700 mil domicílios brasileiros e também atendem a várias instalações comerciais e industriais. O cenário mundial aponta para um crescimento vertiginoso nos próximas décadas sendo que a tecnologia foi apontada por lideranças mais de 100 países como a principal tecnologia sem efeitos colaterais para combater no curto prazo as perigosas mudanças climáticas mundiais.

A este cenário acrescentam-se as inúmeras legislações que obrigam e incentivam o uso dos aquecedores em novas edificações, como já acontece em todas as cidades de países como Espanha, Portugal, Israel e se dissemina com grande velocidade em cidades da Itália, Alemanha, Índia, China, México, Estados Unidos, Canadá, etc. No Brasil, o exemplo mais importante é a obrigatoriedade do aquecimento solar nas novas edificações da maior cidade do país, São Paulo.

O aquecedor solar já é lei em várias regiões brasileiras, como Ribeirão Preto, Jundiaí, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre,etc.

O movimento das cidades solares cresce a cada ano e mais de 100 cidades já propuseram políticas semelhantes em todo o Brasil que caminha a passos firmes para se tornar um dos principais lideres mundiais na tecnologia solar térmica.

Uma premissa básica para o desenvolvimento com qualidade do mercado de aquecimento solar em todo o planeta passa por uma ampla atividade de capacitação e atualização de conhecimentos dos profissionais, desde arquitetos, engenheiros, projetistas, instaladores, comerciantes, etc.

A iniciativa Cidades Solares coloca no mercado um serviço de treinamento de alta qualidade destinado a estes profissionais do mercado disponibilizando o Curso de Introdução ao Projeto de Sistemas de Aquecimento Solar. O conteúdo inovador, repleto de informações de qualidade e a proposta de futura e contínua interação em rede entre alunos, instrutores e parceiros se consolida como modelo adequado para atendimento aos diversos setores da economia para os quais o curso foi elaborado. Com uma carga horária adequada o curso é o ponto de partida dos profissionais que buscam atuar no mercado de energia solar térmica e suas diversas interações com outros setores da economia.

Publico Alvo:
Engenheiros, arquitetos, projetistas hidráulicos, construtores, fornecedores de componentes da cadeia de aquecimento solar, fabricantes e revendedores.

Carga Horária:
O curso é realizado em dois dias com uma carga horária total de 16 Horas, atendendo de forma otimizada aos profissionais atuantes no mercado.

Escopo:
O escopo do curso foi desenvolvido para fornecer uma visão geral das aplicações do aquecimento solar consolidando o conceito de dimensionamento, simulação, analise de viabilidade técnica e econômica e tópicos em projeto e instalações de sistemas de aquecimento solar.

Conteúdo detalhado:
Visão: fornece uma clara visão da importância do aquecimento solar na matriz energética mundial e brasileira trabalhando com a construção de uma estratégia solar para o desenvolvimento sustentável debatendo com os alunos os diferentes aspectos que envolvem a aplicação da tecnologia nos diferentes setores da economia.
Aplicações da Energia Solar: apresenta uma ampla gama de aplicações da energia solar disponíveis como centrais termelétricas solares, chaminés solares, sistemas PVT ( fotovoltaico- térmicos), sistemas fotovoltaicos isolados e conectados a rede, refrigeração solar, secadores solares, fogões solares, sistemas de dessalinização,etc. O espectro de aplicações da energia solar são ampliados com indicações de fontes de consulta para aprofundamento do conhecimento.

O Aquecimento Solar: casos de sucesso e modelos de negócio inovadores são apresentados para evidenciar a aplicação dos aquecedores solares em diferentes tipologias construtivas: habitações de interesse social, edificações multifamiliares de todos os portes, aplicações comerciais, como hotéis e hospitais, aquecimento solar de piscinas, aplicações industriais para uso sanitário e calor de processo, sistemas de aquecimento distrital com armazenamento sazonal,etc. A cada tipologia e caso de sucesso são apontados detalhes que abordam desde conceitos de marketing, projetos institucionais, contratos de performance, detalhes de otimização de projetos dentre outros tópicos.

Entendendo os aquecedores solares: identificam-se os principais componentes de uma instalação de aquecimento solar detalhando-se os tipos de coletores solares (planos fechados, planos abertos, tubos de vácuo, concentradores, painéis termodinâmicos), reservatórios térmicos ( diretos, com trocadores de calor internos e externos),materiais aplicados e como suas propriedades afetam o desempenho dos componentes, principais processos de fabricação,etc.

Qualidade de produtos: apresenta-se o PBE- Programa Brasileiro de Etiquetagem onde as normas e ensaios de coletores e reservatórios térmicos são abordados e debatidos com os alunos. Detalha-se a leitura e interpretação das etiquetas do INMETRO e como as mesmas devem ser trabalhadas como informação junto aos consumidores.
Princípios de Funcionamento: apresenta-se a instalação de aquecimento solar em suas diversas variantes e detalha com os alunos os componentes e o funcionamento das instalações de aquecimento solar em suas diferentes aplicações, desde aquecimento de água sanitária, para uso industrial, aquecimento de piscinas e sistemas combinados como por exemplo para aquecimento de água sanitária e calefação.
Dimensionando instalações de aquecimento solar: neste tópico constroem-se passo a passo as premissas para elaboração de um bom dimensionamento de sistemas de aquecimento solar:

- Dimensionamento detalhado da demanda de água quente e de energia em diferentes tipologias construtivas com analise das normativas nacionais e internacionais. Serão avaliados diferentes perfis de consumo de água quente, levando-se em conta histogramas de consumo diários, semanais e mensais.
- Analise e cálculo da radiação solar disponível influência do dos ângulos de inclinação e orientação para determinação do posicionamento dos coletores solares nas diferentes edificações. Serão apresentados e avaliados diferentes modelos de inserção arquitetônica, inclusive fachadas solares.
- Quantos coletores solares serão necessários: neste tópico será realizado um balanço de energia nos diferentes tipos de coletores solares de modo a avaliar a produção de energia que cada opção tecnológica produzirá sob certas condições de instalação. Compara-se o desempenho de coletores abertos, fechados e dos tubos de vácuo e suas aplicações.
Análise de viabilidade econômica e ambiental: neste tópico os alunos serão capacitados a calcular o retorno econômico de uma instalação de aquecimento solar, a começar pela metodologia f-chart mundialmente utilizada para analisar o desempenho de uma instalação de aquecimento solar. As economias mensais obtidas com o sistema em substituição a sistemas convencionais de aquecimento permitirá construir um fluxo de caixa da instalação por toda sua vida útil e ainda avaliar a redução da emissão de CO2.
Análise de projetos e critérios de instalação:
- O programa Qualisol: Serão apresentadas as diretivas do programado INMETRO de qualificação de fornecedores de sistemas de aquecimento solar, Qualisol.
- Instalação de sistemas de aquecimento solar: resultados de pesquisas realizadas desde 1973 serão apresentados e debatidos com os alunos de modo que se identifique os principais desafios e diretivas para se obter uma instalação de alta qualidade,com ótimo desempenho e durabilidade.
- Serão analisadas diferentes tipologias construtivas, apontando-se para as principais diretivas de projeto como associação de baterias de coletores solares e reservatórios térmicos, cálculo das tubulações e sistemas de bombeamento, válvulas, sistemas de controle e monitoração,etc.
- Integração dos sistemas de aquecimento solar com projetos hidráulicos de edificações e com diferentes sistemas de aquecimento auxiliar.

Ferramentas Computacionais:
O curso oferecido pela Iniciativa Cidades solares trabalha com os alunos na aplicação e demonstração de utilização de diversa ferramentas computacionais para dimensionamento e simulação de sistemas de aquecimento solar. Todos os alunos recebem como material didático uma planilha educativa que em conjunto com os manuais de treinamento permitirá aos alunos desenvolverem estudos aprofundados da radiação solar, cálculo de economia, demanda de água quente,etc. Em paralelo com a planilha educativa, a proposta do curso é oferecer aos alunos um treinamento intensivo na utilização da ferramenta RETscreen como software para projeto, gratuito e utilizado por mais de 300 mil profissionais em todo o mundo. Além das duas ferramentas o curso apresenta de forma inovadora ferramentas de simulação dinâmica de sistemas de aquecimento solar (TSOL, Polysun, Get Solar, Transol,etc) que possibilitam analises das mais diferentes tecnologias de aquecimento solar em duas diferentes aplicações.

Certificado:
Os alunos que freqüentarem 100% das aulas receberão certificado de participação.
Os alunos que freqüentarem 100% das aulas e optarem por realizar as tarefas de qualificação receberão certificado reconhecido como carga horária de experiência para obtenção do Selo QUALISOL, programa de etiquetagem de fornecedores de sistemas de aquecimento solar do INMETRO. As tarefas de qualificação serão passadas aos alunos que terão até 60 dias para entregarem os exercícios propostos.

INSCRIÇÕES: http://www.ekosbrasil.org/default.asp?siteAcao=mostraPagina&paginaId=1996

Sobre o autor

Apenas alguem em busca de uma vida sustentável, um mundo mais feliz, que respeite a natureza e que use a tecnologia em beneficio de todos, principalmente da vida.Veja mais artigos de

Número de entradas : 1511
Voltar para o topo