Conheça mais sobre o Biodiesel feito de Óleo de cozinha Reciclado Reviewed by Vida sustentável on .   O óleo de cozinha está cada vez mais deixando os esgotos e indo para reciclagem, existem centenas de entidades e organizações que fazem a coleta desse re   O óleo de cozinha está cada vez mais deixando os esgotos e indo para reciclagem, existem centenas de entidades e organizações que fazem a coleta desse re Rating:
Você está aqui:Home » Energia alternativa » Conheça mais sobre o Biodiesel feito de Óleo de cozinha Reciclado

Conheça mais sobre o Biodiesel feito de Óleo de cozinha Reciclado

Biodiesel feito de Óleo de cozinha Reciclado

 

O óleo de cozinha está cada vez mais deixando os esgotos e indo para reciclagem, existem centenas de entidades e organizações que fazem a coleta desse resíduo  O óleo sempre foi reciclável, anteriormente virava sabão, mas atualmente é usado para fabricação de biodiesel, um diesel vegetal que polui menos e é um substituto a altura do derivado de petróleo. Se você não recicla o seu óleo de cozinha, fique sabendo que um litro de óleo de cozinha usado pode contaminar um milhão de litros de água. Assim, temos que reduzir o medo e usar o óleo de cozinha ao máximo, além da contaminação o óleo é o grande vilão no entupimento da rede de esgotos, mas também afeta animais selvagens.

 

O óleo de cozinha é uma gordura de origem vegetal e encontra-se geralmente sob a forma de líquidos à temperatura ambiente. Seu descarte adequado  é uma preocupação importante na gestão de resíduos. Isso dificulta a oxigenação da água, como o óleo é mais leve do que a água sempre tende a se espalhar em membranas finas e largas na superfície.

Relacionado :

Como fazer uma Lamparina de óleo de Cozinha,
Projeto de Reciclagem quer Entrar no Guinness Book Reciclando Óleo de Cozinha,
Como fazer sabão com óleo de cozinha

Reciclagem ou transesterificação do Óleo de cozinha

O processo químico em que o óleo de cozinha e gordura de cozinha vai para reciclagem é chamado transesterificação. Mais tarde, ele é convertido em biodiesel. Não despeje óleo de cozinha diretamente no tanque de combustível (você está fazendo isso errado). Os cientistas também vem fazendo uma série de pesquisas para criar filtros para controlar seus efeitos maléficos.

Faça seu próprio biodiesel caseiro

Sim! é possível fazer biodiesel de óleo de cozinha em casa, o motor diesel pode funcionar com óleos vegetais desde que se faça uma mistura, que pode ser de óleo com querosene, álcool, gasolina, etc. Mas o processo não é tão simples, você vai ter que filtrar o seu óleo de maneira que ele fique extremamente limpo, essa realmente é a parte difícil.

Processo de reciclagem e transformação de óleo de cozinha em Biodiesel

Para transformar o óleo de cozinha se dá inicio pela super filtragem física, que vai retira todo os resíduos dos alimentos fritos e a água. Ele também passará por uma filtragem química que vai eliminar outros resíduos indesejados. Depois de extremamente limpo o óleo é misturado com álcool combustível e um produto catalisador para melhorar a mistura e combustão. Toda essa mistura é feita de maneira controlada com pressão e temperatura ideal para que o resultado seja um biocombustível que nada tem parecido com o produto inicial.

Já existem um aparelho residencial que transforma óleo de cozinha usado em biodiesel, fabricado pela Biobot, um empresa inglesa, esse aparelho chamado de BioBot 20 consegue transformar o óleo de cozinha usado que a dona de casa iria descartar em biodiesel pronto para o uso.

 

 

No caso do BioBot 20, ele tem capacidade para processar até 20 litros de óleo, misturados ao metanol, e o tempo para produzir esses 20 litros é de 12 a 24 horas dependendo da qualidade do óleo. Seu preço é barato levando em conta que usa como matéria prima um produto que iria para o lixo, são apenas U$ 655,00.

[Fonte]

Sobre o autor

Apenas alguem em busca de uma vida sustentável, um mundo mais feliz, que respeite a natureza e que use a tecnologia em beneficio de todos, principalmente da vida.Veja mais artigos de

Número de entradas : 1546
Voltar para o topo