Avião movido a Energia Solar Reviewed by Vida sustentável on .   Uma aeronave movida a energia solar, capaz de voar de dia e de noite sem precisar queimar um único litro de gasolina ou qualquer outro combustível fóssil   Uma aeronave movida a energia solar, capaz de voar de dia e de noite sem precisar queimar um único litro de gasolina ou qualquer outro combustível fóssil Rating:
Você está aqui:Home » Energia alternativa » Avião movido a Energia Solar

Avião movido a Energia Solar

Avião movido a energia solar

 

Uma aeronave movida a energia solar, capaz de voar de dia e de noite sem precisar queimar um único litro de gasolina ou qualquer outro combustível fóssil.

Assim é o avião Solar Impulse, com previsão de dar uma volta ao mundo em 2011 com escala em todos os continentes. O aparelho, concebido por um grupo de empresas liderado pela farmacêutica Solvay, pela fabricante de relógios Omega e pelo banco Deutsche Bank, deve alçar voo ainda este ano e, no próximo, fa­­­­zer travessias dos Estados Unidos e do oceano Atlântico.

Com 22 metros de comprimento e 1.600 quilos, o Solar Impulse possui 63 metros de envergadura, equivalente à do Airbus 340. A asa desproporcional serve para acomodar os 200 metros quadrados de células fotovoltaicas do painel solar, responsável por captar os raios do Sol e transformá-los em energia.
O voo noturno será possível com uma bateria de lítio de 400 quilos a bordo que armazena a energia capturada durante o dia. O avião, construído com fibra de carbono, voará a 70 km/h e terá capacidade para uma pessoa. O voo ao redor do planeta será conduzido pelo suíço Bertrand Piccard, idealizador do projeto, que já deu volta ao mundo sem escalas num balão, em 1999.
Fonte: FAPESP
Voltar para o topo