Problemas Climáticos Não são os culpados da Crise de Água em São Paulo Reviewed by Vida sustentável on . A crise de abastecimento de água em São Paulo está cada vez pior, estamos ouvindo termos que nem sabíamos que existia, como "volume morto", mas afinal de quem é A crise de abastecimento de água em São Paulo está cada vez pior, estamos ouvindo termos que nem sabíamos que existia, como "volume morto", mas afinal de quem é Rating: 0
Você está aqui:Home » Economia » Problemas Climáticos Não são os culpados da Crise de Água em São Paulo

Problemas Climáticos Não são os culpados da Crise de Água em São Paulo

A crise de abastecimento de água em São Paulo está cada vez pior, estamos ouvindo termos que nem sabíamos que existia, como “volume morto“, mas afinal de quem é a culpa? Segundo o governo do estado o culpado é São Pedro pela escassez de água, mas problemas climáticos também são sitados pelo governo, já que a falta de chuva no verão passado foi uma das razões do problema. Mas realmente qual é o vilão da história? Alguns chegam a dizer que o verdadeiro vilão é o povo que mesmo sabendo da incompetência administrativa do governo o reelegeu, mas politica a parte, vamos aos fatos.

De quem é a culpa da falta de água em São Paulo?

Problemas Climáticos contribuíram, mas a  SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) não fez investimentos na última década nem no aumento dos reservatórios de água, nem no tratamento de esgoto e tão pouco na diminuição do desperdício de água.

O PAC do Saneamento não aconteceu durante o governo José Serra, mas não foi por falta de dinheiro, já que a estatal doou  a o instituto de FHC, faz doações a campanhas politicas e paga milhões em campanhas publicitárias. Sem contar nos crimes ambientais e econômicos contra a população, onde é cobrado a água e o esgoto, mas só é feita a coleta do esgoto, pois em vez do tratamento o esgoto é jogado diretamente em rios e córregos.

Também existe o problemas de potabilidade da água que é  enviada para a população, já denunciada por várias vezes pelo IDEC ( Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Reúso de água

A ONU (Organização das Nações Unidas) através da relatora  para o direito à água, Catarina Albuquerque, que apresentou  um informe em que acusa o governo brasileiro (Paulista) de não estar cumprindo seu dever de garantir o acesso à água à totalidade da população.

Um exemplo a seguir são algumas cidades do Texas nos EUA que prevendo problemas climáticos e aumento da população superdimensionaram a capacidade de armazenamento de água e com isso mesmo com dois anos de seca contínua não tiveram problemas de racionamento.

O que o Governo de São Paulo e o Povo tem que fazer

Os problemas climáticos vão se agravar e qualquer atitude do governo tomada agora só vai ter reflexos no futuro, então devemos nos preparar.

Já que a SABESP não cumpre seu papel, nós devemos tentar minimizar os impactos deste problema de abastecimento de água.  Nós mesmos já fizemos diversos artigos sobre o assunto, como ” O reúso de água pode ser a solução para o abastecimento nas Grande Cidades” , Bioágua – Reuso de Águas Cinzas Caseiro e para Pequenas Propriedades, Reúso de água da maquina de lavar, ente outros, para ver mais artigos sobre o reúso de água clique aqui !

Voltar para o topo