Dicas para Economizar Combustível ao pegar a Estradas ou no Dia-a-dia Reviewed by Vida sustentável on .   Segundo uma pesquisa realizada nos EUA, uma família média gasta mais de 3 mil dólares em custos com o veículo anualmente. No Brasil não é diferente, gera   Segundo uma pesquisa realizada nos EUA, uma família média gasta mais de 3 mil dólares em custos com o veículo anualmente. No Brasil não é diferente, gera Rating:
Você está aqui:Home » Economia » Dicas para Economizar Combustível ao pegar a Estradas ou no Dia-a-dia

Dicas para Economizar Combustível ao pegar a Estradas ou no Dia-a-dia

Dicas para Economizar Combustível

 

Segundo uma pesquisa realizada nos EUA, uma família média gasta mais de 3 mil dólares em custos com o veículo anualmente. No Brasil não é diferente, geralmente aqui os gastos aumentam durante as férias escolares que caem justamente no verão e junto as festas de final de ano. Os carros brasileiros são pouco eficientes, mas existem algumas dicas que podem salvar um bom dinheiro tornando seu carro mais eficiente , econômico e sem causar desgaste prematuro de peças.

 

A manutenção do próprio veículo  e condução inteligente pode ajudar a manter mais do que o dinheiro em seu bolso, vai ajudar a poupar e garantir um bom preço de revenda.

Antes de Viajar ou periodicamente

Abaixo algumas regras básicas para economizar na manutenção do próprio veículo.

Mantenha os Pneus Calibrados

Mantenha os Pneus Calibrados de acordo com o uso e as especificações do fabricante. Manter os pneus Calibrados corretamente pode melhorar o consumo em até 4%,  aumenta a durabilidade do pneu e também a segurança ao dirigir.

Mantenha o Motor Regulado

Um carro com o motor regulado além de melhorar a performance do veiculo, ainda pode fazer com que ele fique 5% mais econômico. O veiculo vai emitir menos poluição, danificar menos o sistema de exaustão como o escapamento e aumentar a durabilidade dos sensores.

Cuidado com o combustível

Já vimos como escolher o combustível certo, cada carro tem um comportamento diferente quanto ao combustível, você terá que escolher qual combustível é melhor para seu carro. Mas nunca abasteça em postos de “Bandeira branca”, postos duvidosos, gasolina batizada pode danificar permanentemente seu veiculo, essa é uma economia que não vale a pena.

Veja o Óleo e Água

Se você usar o óleo de motor recomendado pelo fabricante vai reduzir o consumo de combustível em até 2%. O óleo de qualidade diminui o desgaste dos componentes internos do motor, tornando ele mais eficiente e com maior longevidade. Utilize sempre Aditivo para radiador, ele tem um ponto de ebulição alto, ou seja, ele tem ação preventiva contra superaquecimento do sistema, além de ser anticorrosivo. Um motor bem resfriado pode trabalhar com menos dilatação, economizar 2% de combustível e preservar todo o sistema contra entupimento por ferrugens.

Tire o Peso extra

Qualquer coisa que possa significar peso morto ou inútil de seu carro deve ser retirado, quanto mais leve o carro estiver melhor será o seu consumo e desempenho. Evite bagageiro externo isso significa mais arrasto e como consequência mais consumo, mesmo se ele estiver vazio.

 

Durante a Viajem

 

Abaixo algumas regras básicas para economizar ao dirigir.

 

Mantenha velocidade constante

Na estrada evite velocidade alta, baixa ou direção agressiva, a aceleração  e frenagem rápida pode aumentar o consumo de combustível em 5%. Mantenha uma velocidade constante e a meia ou 3/4 de rotação máxima do motor, pois quando precisar  fazer uma ultrapassagem você ainda terá acelerador e poderá sair de uma situação de emergência com folga. Use seu computador de bordo para manter uma velocidade de cruzeiro.

No Trânsito Evite Marcha lenta

Evite a Marcha lenta, apesar de não pesar, ao longo do tempo o gasto de combustível com o carro parado é grande, dependendo da potência do motor e do uso do ar condicionado. Vamos supor que seu carro gaste em marcha lenta 2 litros por hora, se você fica em média 15 minutos parado por dia, em um mês você gastou 10 litros (tirando sábados e domingos) e em um ano 120 litros.

Use menos o ar-condicionado

O ar-condicionado é um vilão no caso do consumo de combustível, ele aumenta em até 20% o consumo de combustível do veiculo  Abrir os vidros na estradas, ou fechar todas as saídas de ar e deixar o ar-condicionado intermitentes são alternativas. Comprar carros de cor clara, manter o carro longe do sol, estacionando sempre na sombra, podem ser  boas opções para economizar o ar-condicionado.

 Com essas dicas você pode economizar até 30%  de combustível.

[Foto]

Voltar para o topo