15 Dicas de como Fazer sua Roupa Durar mais de forma Ecológica e Sustentável Reviewed by Vida sustentável on .   Muitas vezes ficamos tristes por ver aquela calça jeans ou o vestidinho florido dando os últimos suspiros de vida.  Não podemos evitar isso, mas com algu   Muitas vezes ficamos tristes por ver aquela calça jeans ou o vestidinho florido dando os últimos suspiros de vida.  Não podemos evitar isso, mas com algu Rating:
Você está aqui:Home » Economia » 15 Dicas de como Fazer sua Roupa Durar mais de forma Ecológica e Sustentável

15 Dicas de como Fazer sua Roupa Durar mais de forma Ecológica e Sustentável

Dicas de como Fazer sua Roupa Durar mais

 

Muitas vezes ficamos tristes por ver aquela calça jeans ou o vestidinho florido dando os últimos suspiros de vida.  Não podemos evitar isso, mas com alguns cuidados podemos prolongar consideravelmente a vida de nossas roupas. Aqui algumas dicas de como fazer com que suas roupas durem mais, de uma forma ecológica e sustentável. Como a lavagem é a principal responsável pelo desgaste das fibras ela é o item mais abordado.

 


Leia as Etiquetas de suas Roupas

A menos que você seja uma especialista em lavanderia, você deve ler os rótulos e etiquetas das roupas antes de qualquer coisa. Se ela diz que deve lavar em água fria, acredite, pois o fabricante sabe o que deve ser feito para conservar a textura da roupa. Siga sempre as instruções e você vai poupar muito dinheiro.

Com o tempo e experiencia você pode variar, como colocar alguns itens “lavar na mão” pode ser colocado na máquina de lavar em um ciclo delicado ou dentro de um saco especial para lavagem. Em caso de dúvida, siga a etiqueta de cuidados ou pergunte ao fabricante.

Lave menos suas Roupas

Lave suas roupas com menos frequência, a cada lavagem, por mais suave que seja,  acaba por deteriorar as fibras. Realmente não é necessário lavar suas roupas só porque você usou uma vez.  Não é desagradável, é inteligente.

Primeira Lavagem da Roupa

Algumas roupas precisam de um cuidado especial na primeira lavagem, para retirar a goma, tinta e outros produtos químicos. Geralmente as etiquetas tem esses detalhes.

Separe as Roupas na hora da Lavagem

Quando você joga suas roupas em uma máquina de lavar, elas essencialmente dançam umas com as outras, imagine uma blusa com zíper junto com suas roupas delicadas. Separe roupas brancas das escuras e as pesadas das delicadas e se possivel separe por tipo de tecido.

Proteja as Roupas na hora da Lavagem

Proteja as partes com detalhes rústicos, abotoe os botões e feche os zíperes, isso evita desgastes desnecessários e que as roupas se prendam durante a lavagem.

Aprenda a tirar manchas de suas Roupas antes de Lavar

As manchas podem necessitar de tratamento adicional antes da lavagem, produtos, tempo de molho e enxague antes de ser levada para a máquina de lavar junto das outras. Após a lavagem verifique a área manchada novamente, você pode ter que repetir o tratamento da mancha. As manchas gordurosas, de gordura ou óleo, use boráx junto com a água vai facilitar o tratamento. Uma dica é o Vinagre branco ou bicarbonato de sódio com água em forma de creme , eles são ótimos para centenas de tipos de manchas.

Use saco para lavar roupas delicadas

Um saco de roupa de malha pode ser seu melhor amigo para proteger as roupas delicadas como por exemplo as lingeries,  roupas de bebê, etc. O saco diminui o atrito entre as roupas, evitando o aparecimento de bolinhas e a deformação dos tecidos.

Lave as Roupas com Água Fria

Na maioria dos casos a água fria não desgasta ou altera as fibras do tecido de suas roupas, aumentando consideravelmente a vida útil e preservando a cor original. Isso também vai fazer você economizar um bom dinheiro tanto nas roupas quanto no consumo de energia. A água quente apesar de lavar melhor, pode causar encolhimento precoce das fibras e manchas no tecido.

Use sabão em pó e amaciante na medida certa para Suas Roupas

Quantidade nem sempre é qualidade, use sabão em pó e amaciante nas medidas recomendadas pelo fabricante, mais sabão em pó nem sempre equivale a mais limpeza e mais amaciante nem sempre equivale a roupa mais macia.

O excesso de sabão em pó e amaciante pode causar efeitos devastadores em suas roupas, a alta quantidade pode ofuscar o brilho, ressecar as fibras, endurecer o tecido e diminuir sua durabilidade.

Lavar a Roupa de forma Ecológica

Diminua o sabão em pó pela metade e acrescente em seu lugar bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio atua como um reforço do sabão em pó, você no final da lavagem não vai sentir a diferença. Já o amaciante, ele pode ser substituído integralmente por vinagre branco destilado, além de amaciar as roupas ele não deixa resíduos ou cheiro de vinagre, mas caso queira adicione algumas gotas de óleo para perfumar a roupa.

Cuidado com o Alvejante

Alvejante, água sanitária ou Candida tem Cloro como seu produto ativo, o Cloro danifica qualquer tecido, até os tecidos brancos de algodão se você usar ele sem diluir em água ou em concentração demasiado elevada. Sempre dilua o Alvejante e não use se você não tem experiencia com ele.

Não Sobrecarregue a Máquina de Lavar Roupas

A Máquina de Lavar Roupas tem um limite que é medido por peso, normalmente 8, 10 e 12Kg. Sobrecarregar a lavadora não vai economizar água e energia, mas sim estragar componentes, diminuir a vida útil da lavadora e prejudicar a lavagem das suas roupas, elas não vão ficar tão limpas por falta de espaço para agitação.

Secadoras de Roupas NÃO!

O Sol é a melhor e mais barata secadora de roupas, evite a secadora de roupas, ela é prejudicial para a sua roupa, pois reduzem o tamanho da roupa, descolorem o tecido e danificam as fibras.

Conserte as Roupas antes de Estragar

Costuras soltas, fios pendurados, botões caindo, isso tudo pode causar a perda de uma roupa, mas em alguns minutos você pode consertar esses pequenos problemas e sua roupa vai estar como nova outra vez.

Guarde suas Roupas de Forma Correta

Cada roupa deve ser guardada de forma correta, isso evita que elas deformem, cada tipo de tecido tem uma forma diferente de ser guardado, algumas roupas devem ser dobradas e outras penduradas. Roupas de inverno devem ser armazenadas em sacos plásticos, isso evita insetos como as traças, mofos, manchas e acumulo de poeira.

[Foto]

Voltar para o topo