10 Dicas para você Desperdiçar Menos Comida em Casa Reviewed by Vida sustentável on .   Temos o privilégio de morar no Brasil, " onde se plantando tudo dá ", o quarto país produtor mundial de alimentos e que contribui com 1/4 de todo aliment   Temos o privilégio de morar no Brasil, " onde se plantando tudo dá ", o quarto país produtor mundial de alimentos e que contribui com 1/4 de todo aliment Rating:
Você está aqui:Home » Economia » 10 Dicas para você Desperdiçar Menos Comida em Casa

10 Dicas para você Desperdiçar Menos Comida em Casa

10 Dicas para você Desperdiçar Menos Comida em Casa

 

Temos o privilégio de morar no Brasil, ” onde se plantando tudo dá “, o quarto país produtor mundial de alimentos e que contribui com 1/4 de todo alimento consumido no mundo segundo a FAO. Mas nem tudo é alegria, devido a centenas de problemas que vão desde a lavoura até a casa do consumidor, 40 mil toneladas de alimentos todos os dias são jogadas no lixo. Segundo pesquisas 60% de todo alimento plantado no Brasil não é aproveitado, os maiores vilões do desperdício com 70% são o processo de colheita e o consumidor final.

 

 

O transporte, armazenamento, varejo e outros, correspondem aos 30% restante do desperdício de alimentos no Brasil. Como nós consumidores contribuímos com mais de 30% desse desperdício, nada melhor e mais justo que mudarmos nossos hábitos alimentares para diminuir esse índice assustador. Neste artigo vou mostrar 10 maneiras práticas e fáceis de você desperdiçar menos alimento em sua casa.

Faça uma lista Curta

Faça um menu para as suas refeições durante uma semana. Verifique os ingredientes na sua geladeira e armários, em seguida, escreva uma lista de compras com apenas o que você precisa.

Nunca jogue fora

Com as frutas que estão muito maduras você pode fazer sucos, vitaminas, tortas ou bolos. Com os vegetais que estão começando a murchar você pode fazer uma sopa ou cozido. Sempre existe uma receita para cada situação.

Reorganize sua geladeira

Organize sua geladeira. Você sabia que as diferentes partes de sua geladeira são ideais para armazenar diferentes tipos de comidas? Se você armazenar de maneira correta elas vão durar muito mais.

Alimentos prestes a vencer são mais Baratos

Procure as promoções de supermercado. Geralmente o preço de alimentos começam a cair quando a data de validade está próxima do vencimento, a data é apenas uma diretriz, mesmo que vencido o alimento armazenado de maneira adequada é seguro para comer.

Congelar suas sobras de Comida

Armazene sua comida em porções individuais, o que torna mais fácil o descongelamento e evitando assim o desperdício.

Reaquecimento ajuda a conservar

Se você não pode comer os seus restos de comida, você pode aquecer-los depois de três ou quatro dias na geladeira, isso vai esterilizá-los e vai ajudar para que eles durem mais tempo.

Use sacos especiais para armazenamento

Invioláveis ​​e reutilizáveis estes sacos são especialmente projetados para fazer os produtos frescos durarem mais, limitando o oxigênio e os níveis de CO2 dentro do saco. Os sacos com a tecnologia BreatheWay permitem a respiração natural de alimentos, assim retarda seu processo de amadurecimento.

Conservas e Compotas

Uma das melhores maneiras de conservar alimentos são as Conservas e Compotas. Com elas você pode conservar as verduras e frutas,  consumindo em praticamente todo ano sem o perigo de estragar.

Criatividade na cozinha

Aprenda a trabalhar com os alimentos, faça comida de maneira econômica, seja criativo no seu cardápio para aproveitar as sobras. Um exemplo é misturar restos de legumes cozidos com arroz ou macarrão.

Em último caso Composte

Alguns resíduos de alimentos ficam tão ruins que é inevitável ter que descartar, então por que não criar uma composteira caseira para você poder fazer a compostagem de frutas, vegetais e outros alimentos. O produto resultante pode ser utilizado em plantas de interior e no seu jardim.

 

[Foto]

Voltar para o topo