Impressoras 3D vão deixar o Mundo muito mais Ecológico e Sustentável Reviewed by Vida sustentável on .   A impressora 3D está virando febre nos EUA e já existem alguns nesse mesmo caminho aqui no Brasil. Mas o que é uma impressora 3D? Uma impressora 3D impri   A impressora 3D está virando febre nos EUA e já existem alguns nesse mesmo caminho aqui no Brasil. Mas o que é uma impressora 3D? Uma impressora 3D impri Rating:
Você está aqui:Home » Auto-sustentável » Impressoras 3D vão deixar o Mundo muito mais Ecológico e Sustentável

Impressoras 3D vão deixar o Mundo muito mais Ecológico e Sustentável

impressora 3d ecologica

 

A impressora 3D está virando febre nos EUA e já existem alguns nesse mesmo caminho aqui no Brasil. Mas o que é uma impressora 3D? Uma impressora 3D imprimi um objeto sólido tridimensional de praticamente qualquer formato a partir de um modelo digital. A impressão em 3D é conseguida usando um processo aditivo, em que as sucessivas camadas de material plástico são fixadas em diferentes formas. Se passarmos um olhar superficial, podemos nem dar importância a esses aparelhos eletrônicos, que aparentam ser apenas outra maneira das pessoas criarem mais coisas feitas de plástico descartável.

 

Mas se olharmos com mais atenção podemos ver um aparelho eletrônico incrível, tão revolucionário quanto o próprio computador ou mesmo o telefone celular. A impressora 3D pode ser a salvação da humanidade e nós não estamos exagerando.

A Impressora 3D vai Declarar o Fim da Produção em grande escala

A maior vantagem da tecnologia 3D é ambiental, ela pode eliminar a produção em grande escala. Existe um conceito que afirma que a mais de alguma coisa que nós podemos fazer de uma só vez, mais barato fica. Com a impressão 3D vem a capacidade de uma pessoa poder criar um único objeto com a mesma acessibilidade e conveniência geralmente reservado para a fabricação em massa e de grandes instalações. Não há mais transporte de produtos através de grandes distâncias apenas porque o trabalho é mais barato do outro lado do mundo. Basta clicar em “imprimir” e o objeto é seu em uma questão de horas.

A Impressora 3D vai Facilitar a reparação e Reuso

Atualmente, estamos dependentes a ponto de ter que comprar sempre algo para fazer os mais simples reparos em casa. Com a capacidade de fazer qualquer coisa usando uma impressora 3D, também adquirimos a capacidade de projetar peças de reparo, sem a necessidade de sair de casa para comprar novas peças. Ele vai ter um bilhão de utilidades, quando quebrar a tampa do ralo é só imprimir outra na impressora, se Perdeu a tampa do perfume é só imprimir outra, etc..

Impressoras 3D x Plástico

Mas a impressora 3D usa plástico? Sim, as impressoras 3D utilizam filamentos de plástico, mas já existem alguns filamentos que não são à base de petróleo, eles são feitos de plástico de plantas. Também pode-se usar plástico reciclado, ou fazer seu próprio filamento plástico para impressora 3D com plásticos reciclados por você mesmo. J á existe uma máquina de reciclagem de pequeno porte que pode transformar a maioria dos tipos de plástico em filamento para impressora 3D. Isso significa que a máquina pode transformar resíduos plásticos que você tem em sua casa em um material útil e reutilizável.

[Fonte][Fonte][Foto]

Voltar para o topo