Dessalinização de Baixo Custo : Forno solar faz Água Potável a partir de Água Salgada Reviewed by Vida sustentável on .   A água potável dentro de algum tempo vai ser o maior problema da humanidade, tendo em vista essa perspectiva  estudos estão sendo feitos por todo o mundo   A água potável dentro de algum tempo vai ser o maior problema da humanidade, tendo em vista essa perspectiva  estudos estão sendo feitos por todo o mundo Rating:
Você está aqui:Home » Auto-sustentável » Dessalinização de Baixo Custo : Forno solar faz Água Potável a partir de Água Salgada

Dessalinização de Baixo Custo : Forno solar faz Água Potável a partir de Água Salgada

Dessalinização de Baixo Custo

 

A água potável dentro de algum tempo vai ser o maior problema da humanidade, tendo em vista essa perspectiva  estudos estão sendo feitos por todo o mundo para conseguir água potável a partir de água salgada ou salobra. Existe vários métodos de dessalinização de água salgada, os mais comuns são a destilação, que usa a condensação, a vaporização da água, e a osmose reversa que é quando a água é filtrada para a retirada do sal.

 

Um dos últimos e mais inovadores projetos de dessalinização de água é o Eliodomestico, criado por Gabrielle Diamanti, um estudante de pós-graduação em designer da Itália. O projeto é de código aberto, não tem patente e pode ser usado por todos. Ele é funcional, utiliza energia solar  e de fácil utilização. Um equipamento extraordinário para áreas costeiras onde existe muita água salgada e o sol é abundante. O sistema pode fazer até cinco litros de água potável por dia, ideal para uma família pequena  e seu custo de construção é de cerca de US$ 50,00.

A Tecnologia nem sempre tem que ser complicada, às vezes os mais simples materiais e conceitos são os melhores.

 

Dessalinização de Baixo Custo : Forno solar faz Água Potável a partir de Água Salgada

Potabilização de águas salobras

 

O Eliodomestico funciona como um funil de cabeça para baixo que dessaliniza a água salgada. O forno cerâmico tem três partes principais. O recipiente superior preto é onde a água salgada é colocada. O sol aquece a água salgada e cria vapor, a pressão que se acumula empurra o vapor através de um tubo na seção do meio. O vapor condensa contra a tampa da bacia, na parte inferior e, em seguida, escorre para dentro da bacia, onde é recolhido.

 

Essa é uma saída sensacional para o Nordeste Brasileiro, principalmente durante a seca. As águas salobras que existem no sertão nordestino possuem baixo teor de sal, mas a torna imprópria ao consumo humano. O dessalinização de Baixo Custo é uma opção viável mesmo em lugares sem energia elétrica.

[Fonte]

comentários (1)

  • terezinha murad

    Fato maravilhoso. Na natureza existe tudo que o homem necessita. Só precisa ir em busca, como foi nesta pesquisa. E o mais interessante foi compartilhar este resultado com todos sem interessa particular. Que Deus abençõe sempre estes irmão que olham pelos mais necessitados. Isto é fraternidade.

Voltar para o topo